Iniciativa leva aos produtores conhecimento sobre sistema de produção integrada

Cristiano Machado

COLUNA - Cristiano Machado

Data 04/08/2022
Horário 06:34

Entre os dias 8 e 12 de agosto, começam as atividades da Caravana ILPF no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Serão várias atividades, em diferentes cidades dos três Estados, sobre sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).
A integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.
Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas.
A Caravana ILPF é uma expedição técnica e científica que vai percorrer o Brasil até 2023. É uma realização da Rede ILPF e empresas associadas: Bradesco, Cocamar, Embrapa, John Deere, Soesp e Syngenta.

SERVIÇO 
Veja a programação na cidade mais perto de você e garanta sua inscrição: www.ilpf.org.br.

As cidades
A expedição técnica e científica vai percorrer as cidades de Maringá (PR); Jardim Olinda (PR); Presidente Prudente (SP); Santa Rita do Pardo (MS);Nova Andradina (MS); Dourados (MS) e Campo Grande (MS).
 
Em campo
Pesquisadores da Embrapa e técnicos da Rede ILPF e associadas ministrarão palestras em dias de campo, painel de debates, oficinas, além de fazer visitas técnicas e institucionais a produtores rurais, instituições de ensino e pesquisa e diversos segmentos ligados ao agronegócio.
 
Experiências e desafios
“Em cada região do país encontramos situações diferentes, desafios e experiências bem-sucedidas que nos estimulam a aperfeiçoar nosso trabalho e contribuir para implementação dos sistemas de integração de forma ainda mais regionalizada e assertiva para a adoção da tecnologia ILPF”, afirma Isabel Ferreira, diretora Executiva da Rede ILPF.
 
ILPF no Brasil
A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, além de uma série de outros benefícios socioambientais e econômicos.
 
Metas
Segundo estimativas da Rede ILPF para a safra 2020/2021, a área ocupada com os sistemas ILPF no Brasil corresponde a 17,4 milhões de hectares. A Rede ILPF tem o propósito de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030, além de diversificar os sistemas de produção e aumentar a representatividade do componente florestal nesses sistemas. 
 
Sobre a Rede ILPF
A Associação Rede ILPF é formada e cofinanciada pelas empresas Bradesco, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta e pela Embrapa e tem como propósito contribuir para o aumento da produtividade de forma sustentável no campo.
 
Unidades
A Rede ILPF atualmente apoia uma rede com 16 Unidades de Referência Tecnológica (URT) e 12 Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP), distribuídas entre os biomas brasileiros e envolvendo a participação de 22 Unidades de Pesquisa da Embrapa.

  
“É uma expedição técnica, dedicada a aprofundar e ampliar a adoção de ILPF. A Caravana ILPF passará, mas retornará com projetos específicos para as regiões e parceiros”.
Isabel Ferreira (foto), diretora executiva da Rede ILPF, em entrevista ao “Agro & Negócios”, da Rádio 101,1 FM de Presidente Prudente. Confira a íntegra no www.norteagropecuario.com.br.


 
O engenheiro florestal Marcelo Muller (foto), pesquisador da Embrapa Gado de Leite, é o entrevistado do próximo domingo, dia 7, do “Agro & Negócios”, da Rádio 101,1 FM de Presidente Prudente. 
Coordenador da Caravana ILPF, ele falará da iniciativa que em agosto percorrerá cidades do Paraná,  São Paulo e Mato Grosso do Sul. Confira no www.norteagroepcuario.com.br.


 

 
 

Publicidade

Veja também