Iniciativa oferece crédito para entregadores adquirirem motos elétricas em Prudente

Programa Empreender Clima foi apresentado aos motoboys por Marcelo Strama, diretor de Fomento do Ministério do Empreendedorismo, durante visita à cidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/12/2025
Horário 13:01
Foto: Cedida
Strama reuniu-se com motoboys em Prudente para apresentar solução sustentável
Strama reuniu-se com motoboys em Prudente para apresentar solução sustentável

O MEMP (Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte) promoveu a iniciativa Empreender Clima por meio da visita recente do diretor de Fomento, Marcelo Strama, a Presidente Prudente. Em um encontro com a Associação de Motoboys de Presidente Prudente e Região no fim de semana, ele apresentou o programa, que é voltado a facilitar o acesso de micro e pequenos empreendedores a crédito verde, inclusive com a possibilidade de financiar motos elétricas com condições atrativas para os motoboys.

Lançado neste ano durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Belém (PA), o Empreender Clima é uma plataforma digital criada pelo MEMP, em parceria com a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com o objetivo de apoiar micro e pequenos negócios na transição para uma economia verde e de baixo carbono.  

Por meio da plataforma, o empreendedor, seja pequeno negócio, MEI (microempreendedor individual) ou autônomo, pode criar o perfil do seu negócio em poucos minutos; acessar cursos e conteúdos de capacitação voltados ao “empreendedorismo climático”; e gerar, gratuitamente e em menos de 10 minutos, um pré-enquadramento no Fundo Clima, principal mecanismo federal de financiamento para projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.  

A linha de crédito oferecida pelo programa apresenta condições competitivas: juros a partir de 4,4% ao ano, possibilidade de financiamento de até 100% para projetos sustentáveis e prazo longo de pagamento e carência, fatores que tornam viável, por exemplo, a compra de motos elétricas por motoboys com orçamento apertado.

Nos casos de mobilidade verde e transporte sustentável, os financiamentos do Fundo Clima podem estender-se por até 25 anos, com carência de até cinco anos.  

Com isso, o Empreender Clima representa uma oportunidade para motoboys transformarem sua forma de trabalho, reduzindo custos com combustíveis fósseis, contribuindo para menor emissão de CO₂ e adotando uma alternativa mais sustentável para entregas urbanas.

Incentivo à economia local

Na visita à região, Marcelo Strama também participou do jantar da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), entidade associativa que reúne 34 municípios do oeste paulista, e indicou o interesse do ministério em dialogar com lideranças locais e fomentar políticas de empreendedorismo adaptadas à realidade regional.

Além disso, Strama esteve no Centro Social São Martinho de Lima, onde conheceu projetos de geração de renda desenvolvidos na zona leste de Prudente. Na ocasião, comprometeu-se a encaminhar recursos e apoio do MEMP para iniciativas que contribuam com o empreendedorismo local, a inclusão produtiva e o desenvolvimento comunitário.

O diretor reforçou a disposição do ministério em atuar de forma descentralizada e próxima às comunidades: “Queremos que o crédito e os programas cheguem à base, às pessoas que realmente movem a economia local, gerando trabalho e renda no município”, afirmou.

Publicidade

Veja também