Início da imunização dos profissionais da educação

Municípios que iniciaram o processo no sábado apresentam dados de como foi a busca pelas doses; outras cidades, como Anastácio, iniciam hoje a vacinação

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 13/04/2021
Horário 08:15
Foto: Secom
Prudente começou a vacinação da educação no sábado e imunizou ao menos 900 profissionais 
Prudente começou a vacinação da educação no sábado e imunizou ao menos 900 profissionais 

Depois que o Estado de São Paulo, na semana passada, anunciou a antecipação da vacina para os profissionais da educação com idade a partir de 47 anos, diversas foram as cidades que conseguiram iniciar essa imunização já no sábado, e outras que programaram seu calendário para dar início ao processo nesta semana. A reportagem fez um giro por algumas cidades da região de Presidente Prudente para saber como foi essa conquista para os profissionais da educação, e pegou um balanço desse início de campanha.  
A maior cidade da região, Presidente Prudente, conseguiu dar início à vacinação ainda no sábado. De acordo com a Prefeitura, na ocasião foram imunizados 900 profissionais, sendo que, para este público, o Estado enviou um total de 1,4 mil doses. Portanto, restavam ainda 500 doses no início da manhã desta segunda-feira.  “A procura tem sido tranquila, já que boa parte da meta foi atingida no primeiro dia e o fluxo de atendimento no Centro Municipal de Especialidades [onde ocorre a vacinação desses profissionais] está bastante eficiente”, expõe a Prefeitura. 
O mesmo ocorreu com a cidade de Rancharia, que em esquema de drive-thru no sábado conseguiu imunizar 188 profissionais, sendo que ainda há doses disponíveis para aqueles que não foram vacinados e pretendem ir nesta semana. “A procura está dento do planejado, é alta, porém, o procedimento segue de forma organizada”.
Em Presidente Epitácio, por sua vez, a imunização também já começou, mas a Prefeitura, até a tarde de ontem, ainda não tinha um balanço de quantas pessoas haviam sido imunizadas. O balanço deverá sair, possivelmente, hoje. No entanto, afirmou que foram enviadas 350 doses para esta campanha, sendo que a meta era de pelo menos 350 pessoas imunizadas. 

Início nesta semana

Algumas cidades que não iniciaram a imunização no sábado se programaram para vacinar os profissionais da educação nesta semana, como é o caso de Osvaldo Cruz. O município começou ontem esse processo, em esquema de drive-thru. Em nota, a administração pública informou que “os professores não precisam ficar preocupados, porque as doses de vacina já chegaram. Ao todo, foram enviadas para essa primeira fase 290 doses”.
Em Santo Anastácio, em seu turno, os profissionais tiveram que esperar um pouco mais. Prevista para início hoje, a imunização gerou certo desconforto entre aqueles que queriam a imunização já no sábado. Segundo a secretária de Saúde, Selma Zambelli, no entanto, a demora se deu para que não houvesse aglomeração na cidade, que buscava um local específico para a imunização e que fosse diferente do mesmo buscado por idosos. 
“Por isso, organizamos a vacinação na Escola Municipal Enrico Bertoni, entre 13h e 16h, local destinado apenas para esse público. Nosso medo era chamar todos para o posto em que os idosos são vacinados, e gerar aglomerações e trazer riscos de contaminação”. Ao todo, foram enviadas 180 doses para essa primeira etapa. 

Publicidade

Veja também