Inscrições de projetos para feira de ciências e tecnologia vão até 2 de outubro na região

Podem participar alunos de escolas públicas, técnicas, tecnológicas e particulares; instituição com maior número de submissões será premiada

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/09/2023
Horário 15:09
Foto: Cedida/Unesp
São aceitos projetos em todas as áreas do conhecimento
São aceitos projetos em todas as áreas do conhecimento

Vai até o dia 2 de outubro o prazo para inscrever projetos na mostra científica da 2ª Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista, que será realizada de 16 a 20 de outubro. Podem participar estudantes de escolas públicas, técnicas, tecnológicas e particulares do oeste paulista. A instituição com maior número de projetos inscritos será premiada.

Segundo a professora da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) e membro da comissão organizadora da feira, Tayná Gouveia, a participação dos alunos e das escolas, junto com as universidades e instituições de ensino e pesquisa, durante uma semana de trocas de experiência educacional e científica, será uma ponte entre universidade e as escolas. “Nós, da Unesp, podemos apresentar um pouco desse ambiente de possibilidades profissionais e de vida que o aluno poderá viver e motivá-los a adentrar a universidade. E as escolas podem oportunizar que os alunos vejam, na prática, conceitos teóricos e estimular a busca de respostas para a fatídica pergunta ‘Onde vou aplicar esse conteúdo na minha vida?’”.

A premiação será concedida para os projetos que forem classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares nas categorias Mirim (alunos do 4º e 5º ano do fundamental 1), Júnior (alunos do 6º ao 8º ano do fundamental 2), Master (alunos do 9º ano do fundamental 2 e alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos, a EJA) e Técnico (estudantes das escolas técnicas).

Para inscrever o projeto, o interessado deve acessar o formulário no link bit.ly/InscrevaFeiraOestePaulista. São aceitos projetos em todas as áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens e Desafios Matemáticos.

A programação da 2ª Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista tem programação totalmente aberta ao público. Os inscritos terão a oportunidade de participar de palestras, oficinas, minicursos, visitas técnicas, mesas redondas, noites de observação e atividades culturais. Para fazer a inscrição nas atividades, basta acessar o formulário forms.gle/JmFE3WYMy8PpxLo1A.

Inova Day

Um dos diferenciais na programação é o “Inova Day”, promovido pela Fundação Inova Prudente, que será realizado no dia 19 de outubro, das 8h30 às 21h. Dentro das atividades, estão inclusas exposição de produtos sustentáveis, turnê espaço maker, laboratórios de realidade virtual e aumentada, laboratórios de Química, Física e Biologia, estúdio de podcast, atividades de robótica, decolagem de drone e fotografia digital. 

Para o diretor do Inova Prudente, Diego Andreasi, a expectativa é superar o número de pessoas presentes no ano passado. “Tivemos cerca de 200 a 250 pessoas no ano passado. Esse ano, esperamos receber mais escolas e mais participação da sociedade, com o número entre 250 a 300 pessoas no dia”, afirma.  

Parcerias e apoio

A feira é organizada pela FCT/Unesp, mas também conta com mais 10 instituições parceiras, como Inova Prudente; Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) Professor Adolpho Arruda Mello e Professor Doutor Antônio Eufrásio de Toledo, em Prudente, e Professora Carmelina Barbosa, em Dracena; Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sesi (Serviço Social da Indústria), Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Toledo Prudente Centro Universitário, Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), campi de Prudente e Epiutácio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente e Prefeitura de Prudente.

O evento também tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Então, reforço o convite. Se você é aluno, professor, gestor de escola, pesquisador e professor de instituições técnicas e universidades, venha fazer parte dessa semana. É oportunidade única, uma semana de interação e troca de experiências e aprendizados”, pontua Tayná. 

Para saber mais sobre a programação da feira, acesse o site oficial do evento, no link fctoestepaulista.com.br.

Publicidade

Veja também