Inscrições para jogos escolares se encerram na sexta-feira

O evento é uma iniciativa do governo paulista, destinada aos alunos matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Estado.

Esportes - Iury Greghi

Data 05/03/2014
Horário 10:09
 

As inscrições para os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp) se encerram na próxima sexta-feira. A delegação paulista será composta pelos melhores competidores com deficiência das modalidades de atletismo, natação, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Os jogos são requisito básico aos interessados em competir nas Paralimpíadas Escolares 2014.

Segundo a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de descobrir novos talentos para o esporte, o objetivo dos Jogos Escolares é promover, por meio da prática desportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. As inscrições podem ser realizadas por alunos com deficiência física, visual ou intelectual, com faixa etária entre 12 e 17 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares.

O evento é uma iniciativa do governo paulista, destinada aos alunos matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Estado. A organização é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e as secretarias da Educação, de Esporte, Lazer e Juventude, Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia. As competições esportivas voltadas aos estudantes são realizadas anualmente em quatro etapas: rede pública estadual e escolas técnicas estaduais, rede pública municipal, rede particular e escolas técnicas federais, seletivas regionais e seletivas estaduais.

 

Paralimpíadas

As Paralimpíadas Escolares buscam revelar novos valores e possíveis atletas para representar o Brasil nas Paralimpíadas de 2016, a ser realizada no Rio de Janeiro. Para a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, "as Paralimpíadas Escolares de São Paulo vão deixar um legado importante e difundir o conhecimento necessário para a prática paradesportiva no ambiente escolar".

No ano passado, Presidente Prudente e Dracena tiveram quatro representantes nas Paralimpíadas Escolares que, juntos, garantiram dois ouros, uma prata e dois bronzes. A competição reuniu cerca de 1,3 mil atletas/alunos, com idades entre 12 e 20 anos, de 25 Estados do País, além do Distrito Federal e do Reino Unido, agrupados em 10 modalidades distintas. A competição ocorreu na capital paulista e foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Entre eles, está o para-atleta Leonardo de Melo, que subiu ao pódio em três oportunidades, no arremesso de peso e no lançamento de dardo.

 

SERVIÇO

COMO SE INSCREVER

As inscrições podem ser realizadas por meio do site dos Jogos Escolares, que é o https://pt.surveymonkey.com/s/JEESP-PARALIMPIADASESCOLARES2014.

 
Publicidade

Veja também