Inscrições para vestibular da Unesp terminam nesta segunda 

Campus de Presidente Prudente oferecer 12 cursos de graduação nas áreas de humanas, saúde e exatas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 10/10/2022
Horário 14:33
Foto: AI/ FCT Unesp Presidente Prudente
 Campus de Presidente Prudente oferece 640 vagas em 12 cursos de graduação
Campus de Presidente Prudente oferece 640 vagas em 12 cursos de graduação

Termina hoje (10), às 23h59, o prazo para inscrições do vestibular 2023 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). São 7.680 vagas em 24 cidades de todas as regiões paulistas.

Os cursos da Unesp são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (140 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.085), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (470), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (80), Presidente Prudente (640), Registro (80), Rio Claro (485), Rosana (80), São João da Boa Vista (80), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80), Sorocaba (80) e Tupã (120).

No campus de Presidente Prudente, na FCT-Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia), são ao todo 12 cursos de graduação: Fisioterapia, Química, Pedagogia, Matemática, Estatística, Física, Computação, Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Educação Física, Arquitetura, Engenharia Ambiental e Geografia.

Segundo a diretora da FCT Unesp, Cristina Baron, nos últimos anos a universidade detectou uma demanda menor em relação a alguns cursos, especialmente em licenciaturas como Física, Química e Matemática. Mas isso, ao contrário de ser um dado negativo, torna-se uma oportunidade para os futuros alunos. “A baixa procura dos últimos anos vai ter reflexos agora no mercado com a falta de profissionais, especialmente nas áreas de licenciatura. Então, pode ser uma estratégia segura de inserção profissional”, explica.

Outro exemplo são os cursos de Estatística e Engenharia Cartográfica. “Quando os alunos se formam eles conseguem se inserir rapidamente no mercado”, explica, ressaltando ainda que a universidade não prepara somente para o mercado de trabalho, mas também para pesquisa. “A gente forma também um futuro pesquisador, um futuro cientista, que pode atuar nas áreas de desenvolvimento tecnológico e inovação. Isso abre oportunidades para quem quer seguir depois com mestrado, doutorado e área acadêmica”.

Cristina Baron reforça ainda que a Unesp é uma universidade pública, que não cobra mensalidade e ainda oferece auxílio para quem não possui recursos para custear os estudos. “Temos programas importantes de bolsas de permanência estudantil”, diz.

O calendário da Unesp prevê provas em 35 cidades, sendo 31 no Estado de São Paulo. A primeira fase será realizada em 15 de novembro (feriado nacional). A segunda fase será aplicada em 19 de dezembro (uma segunda-feira). O resultado será divulgado em 1º de fevereiro de 2023.

Inscrições e taxas
Para se inscrever no vestibular da Unesp é preciso se cadastrar pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). Lá, está disponível o Manual do Candidato, com todas as informações sobre a seleção. A taxa de inscrição é de R$ 192, mas a Unesp oferece redução de 75% da taxa aos cerca de 400 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista (Secretaria da Educação/SP e Centro Paula Souza). Estes candidatos pagarão taxa de R$ 48 e também devem se inscrever até as 23h59 de 10 de outubro.

Para tirar dúvidas sobre o vestibular, o candidato pode fazer contato pelo link “Fale Conosco” do site da Vunesp: https://www.vunesp.com.br/FaleConosco. Também pode acessar os sites vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também