Insônia

OPINIÃO - Alice Braga

Data 29/09/2021
Horário 05:00

Olá! Tudo bem com você?
Vamos conversar um pouco sobre um assunto que atrapalha o sono de muita gente – a insônia!
Primeiramente, sabia que o sono é essencial para o nosso bem-estar? É um processo biológico, e é durante o sono profundo, que acontecem os principais processos fisiológicos e metabólicos, podendo influenciar nossa pressão arterial, estado de alerta, liberação de hormônios e até algumas condições emocionais. 
Podemos concluir com isso que, dormir bem melhora nosso estado de humor, melhora nossa memória e concentração, nos deixa mais dispostos física e psiquicamente, além de prevenir doenças crônicas.
E o que pode atrapalhar nosso sono adequado?
Podemos falar de três fatores principais: 1) excesso de luminosidade; 2) alimentação; e 3) fatores sociais e emocionais
Vamos lá...
1)    Luminosidade 
 Nosso corpo tem uma estrutura chamada glândula pinel, no cérebro. Uma das principais funções dessa glândula é secretar melatonina. A melatonina é conhecida como “hormônio do escuro”, pois esse hormônio é ativado rapidamente ao escurecer, e auxilia na regulação do nosso relógio biológico. É importante mencionar que a luz inibe a produção da melatonina, podendo atrapalhar assim nossos ritmos fisiológicos de sono

2)    Alimentação
Nossa alimentação regula indiretamente nosso ciclo circadiano, tendo em vista que, se estamos dormindo, não vamos nos alimentar. Priorizar refeições em horários fixos, e evitar alimentos calóricos e gordurosos no período noturno, pode auxiliar nosso corpo a se preparar para uma boa noite de sono. Outra medida interessante é evitar refeições até 3h antes de dormir e alimentos estimulantes (como refrigerante e cafeína) após as 18h.
A qualidade dos alimentos que ingerimos também pode influenciar. A microbiota intestinal produz grande parte da serotonina e de neurotransmissores, que são essenciais para a regulação do nosso ritmo circadiano, sendo a serotonina um precursor para a produção de melatonina. 
Então vai uma dica valiosa: Descascar mais e desembalar menos!

3)    Fatores sociais e emocionais
Estresse e preocupação fazem parte da nossa rotina. Esse estresse intenso pode elevar níveis de cortisol no nosso organismo, prejudicando a produção de serotonina, e consequentemente, da melatonina. 
Além disso, se passamos por condições hiper estressantes, nosso cérebro tende a tentar buscar soluções para o que está acontecendo, nos mantendo em estado de alerta. E durante a noite, inconscientemente, tentamos buscar por soluções, e perdemos nosso sono. 

E o que posso fazer para melhorar essa minha qualidade de sono então?
Existem medidas simples que podem auxiliar, como por exemplo, tomar sol pela manhã, para estimular a produção de serotonina e regular nosso relógio biológico.
Praticar atividades físicas regulares também estimula produção de serotonina, reduz níveis de estresse e favorecerá uma noite mais tranquila.
Evitar excesso de exposição a telas e dispositivos eletrônicos no período noturno. Preferencialmente, reduzir o ritmo e a luminosidade 2h antes de dormir.
Existem chás e óleos essenciais que podem auxiliar nesse processo de relaxamento, além de escalda-pés e atividades mais relaxantes, como meditações e leituras.
E claro, existem técnicas que podem auxiliar. 
Uma delas é a microfisioterapia. Uma técnica de terapia manual, onde buscamos no corpo, através de toques leves, a causa dessas alterações de sono, e através desses toques sutis, o corpo é estimulado a se reequilibrar, eliminando a memória celular que causou essa insônia.
Então, busque ajuda, e melhore a qualidade do seu sono. Cuide da sua saúde!
 

Publicidade

Veja também