Instituição recebe plenária do Conselho de Medicina Veterinária

Evento discute e ouve demandas de profissionais da região, bem como orienta sobre o uso das mídias digitais por profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia

-

Data 20/03/2022
Horário 05:02
Foto: João Paulo Barbosa
CRMV Escuta ocorreu no campus 2 da Unoeste
CRMV Escuta ocorreu no campus 2 da Unoeste

Como parte da proposta da atual gestão do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) , a interiorização do órgão é um dos pontos trabalhados para aproximar médicos veterinários e zootecnistas das discussões que norteiam as atuações dessas profissões. Seguindo essa premissa, na quinta-feira (17) ocorreu a plenária do conselho na Unoeste, em Presidente Prudente. Uma oportunidade para profissionais da região e alunos dos cursos debaterem com a diretoria e representantes do conselho questões relacionadas à carreira.

Para o presidente do Conselho, Odemilson Donizete Mossero, a Unoeste é referência na oferta de ensino em Medicina Veterinária e Zootecnia. “A estrutura dispensa comentários e se equipara a todas as universidades de alto padrão do país. A Unoeste é conhecida de todos nós, com um grau de confiança e um nível de ensino muito elevado. Aqui a gente sabe que existe uma perfeita sintonia entre o desejo de ensinar e o desejo de aprender e as instalações apenas reforçam a nossa visão”.

Ainda, o presidente salienta que a realização da plenária em diferentes cidades visa tratar dos temas relativos às profissões em cada região. “Nessa proposta de interiorização do conselho seria uma transferência do órgão para a região. Realizamos nossa plenária do CRMV-SP aqui na Unoeste onde foram tomadas muitas decisões que futuramente serão publicadas”, fala.

Durante a abertura do evento, que ocorreu no campus 2 da universidade, compuseram a mesa principal os pró-reitores Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, e de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi; além dos representantes do conselho, os doutores Odemilson Donizete Mossero (presidente), Fábio Manhoso (vice-presidente) e Rosemary Viola Bosch  (tesoureira). Estiveram presentes outros membros do conselho, além do diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Dr. Carlos Sérgio Tiritan, gestores dos cursos e professores.

O pró-reitor Dr. Creste ressalta que em quase 50 anos a universidade contribui para o crescimento agropecuário na região. “Os cursos das agrárias da Unoeste têm 35 anos de atuação muito forte para o agro aqui no Oeste Paulista. Os ex-alunos da Medicina Veterinária e Zootecnia estão espalhados pelo mundo, já saem empregados do curso. Então, ficamos honrados de receber vocês aqui em nossa instituição para que possam realizar essa plenária”, disse.

 

Palestra

Como uma oportunidade de orientação aos profissionais e alunos, a Dra. Rosemary Viola Bosch, tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do Conselho, abordou a utilização das mídias digitais pelos profissionais. “É preciso ter uma responsabilidade ética na publicação de informações nas mídias sociais. Hoje, por causa da concorrência, para angariar clientes as pessoas fazem propagandas que não são adequadas. A medicina veterinária e zootecnia não podem ser tratadas como algo que você compra em qualquer lugar. São profissões regulamentadas, existe um código de ética, as normas de comportamento, são várias regras que devem ser seguidas”, destaca.

Rosemary ainda ressalta que, embora a resolução que regulamente essas normas sejam de 2004, novas discussões já foram levantadas e encaminhadas ao CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) a fim de revisar alguns pontos. “Precisamos adequar a nossa resolução aos novos tempos. Novas mídias surgiram, então é preciso saber como utilizar esse meio, como nos apresentar e trabalhar de maneira fidedigna a nossa profissão”, explica a conselheira que destaca a importância da campanha Seja Legal, realizada pelo Conselho e voltada para o uso das mídias digitais.

 

Gestão Agrárias

Para a gestão dos cursos de agrárias, a realização da plenária na universidade é vista como uma oportunidade de estreitar a parceria com a atual gestão. A diretora do curso de Medicina Veterinária, Dra. Glaucia Prada Kanashiro, diz que esse contato é importante para reafirmar a credibilidade das instituições na atuação do profissional. “O evento reforça os laços antigos entre CRMV e Medicina Veterinária, e mostra aos profissionais da região o trabalho que vem sendo realizado de maneira aberta e participativa”.

A Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira, coordenadora da Medicina Veterinária, destaca que o momento gera um compartilhamento de ideias. “O nosso curso ocupa uma posição de parceira do conselho. Isso possibilita a troca de informações e experiências que contribuem com a formação dos nossos alunos, tornando-os profissionais competentes técnica e eticamente”, destaca.

De acordo com a Dra. Ana Cláudia Ambiel Corral Camargo, coordenadora do curso de Zootecnia e membro do CRMV, a iniciativa possibilita uma via de mão dupla para as instituições. “A realização da plenária aqui na Unoeste mostra aos membros a nossa estrutura, nosso corpo docente e assim eles podem vivenciar momentos que mostram nossas ações. E também é uma forma de aproximação de ambos os lados, além dos profissionais na região”.

Para Ana Cláudia, a importância dessa iniciativa na universidade se define pela oportunidade. “Os membros do conselho são de diferentes regiões do estado, é a chance de mostrar a Unoeste para que eles tenham informações concretas da nossa universidade e dos nossos cursos. Ficamos felizes em recebê-los nesse evento”, finaliza.

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também