Instituições de ensino superior de Prudente iniciam ano letivo a partir do dia 6

É o caso da Toledo, Unoeste e Fapepe; já a Fatec retorna no dia 8 e a Fasol no dia 13, quando milhares de alunos serão recepcionados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/01/2023
Horário 09:25
Foto: Cedida
Unoeste, aproximadamente 12 mil estudantes, entre calouros e veteranos
Unoeste, aproximadamente 12 mil estudantes, entre calouros e veteranos

Milhares de universitários veteranos da cidade, região e diversos Estados de todo o país devem estar se preparando para a volta aos campi das instituições de ensino superior de Presidente Prudente. E os novos acadêmicos ansiosos pelo momento tão esperado! Três delas retornam no dia 6 de fevereiro. Como a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por exemplo. A universidade, que oferece mais de 100 opções de cursos de graduação, nas modalidades presencial e EaD (Ensino a Distância) em seus processos seletivos tem as atividades de boas-vindas e de recepção aos calouros organizadas por cada curso. 
Para os estudantes ingressantes, a Unoeste realiza o Trote do Bem, com diferentes ações, que vão desde a doação de alimentos, medicamentos, produtos de higiene, ração até plantio de árvores, entre outras atividades socialmente responsáveis. 
São aproximadamente 12 mil estudantes, entre calouros e veteranos. Lembrando que ainda há oportunidade de ingressar neste primeiro semestre por meio de prova online ou nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para as graduações (presencial e EaD). Além disso, também são aguardados os ingressos de estudantes por meio dos programas governamentais como ProUni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). 

Matrículas ainda em andamento

A Toledo Prudente Centro Universitário também retorna no dia 6, tanto com os cursos de graduação presencial quanto a distância. No período da manhã, as aulas têm início às 7h30 e, no período noturno, às 19h. Segundo o Assessoria de Imprensa da instituição, ainda não é possível estimar o número de alunos matriculados para 2023, isso porque neste momento o centro universitário ainda recebe matrículas por meio do vestibular online, nota do Enem e processos de transferências, todos com inscrições gratuitas. As rematrículas dos veteranos também estão em andamento. 
Para a primeira semana de aula, estão sendo organizadas uma série de atividades acadêmicas e festivas, que englobam os alunos ingressantes e os veteranos, com destaque para a recepção de calouros, a apresentação da Bateria da Toledo Prudente e atividades práticas organizadas pelos cursos. 
Os professores e colaboradores também tiveram uma programação específica, iniciada na segunda-feira (23). Atualmente, a Toledo Prudente oferece mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presenciais e EaD (Ensino a Distância), com destaque para os novos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Estética, Gastronomia e outros.

Veteranos e calouros

Com duas datas de recepção distintas para recepcionar seus universitários, a Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe/Uniesp) inicia no dia 6 de fevereiro com os calouros e no dia 13 com veteranos. Ao todo, de acordo com a diretora geral a faculdade, Lilian Moreira Gualda, aguarda cerca de 800 alunos para este primeiro semestre.  
Como forma de acolhimento, de recepção de boas-vindas aos estudantes, a diretora diz que semestralmente a primeira semana de aulas da Fapepe é de integração entre as turmas/cursos. “As atividades estão sendo preparadas pelos coordenadores e contará com o apoio dos docentes, que retornam das férias no dia 1º de fevereiro”, expõe Lilian.
Atualmente, a Fapepe possui 10 cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Civil, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social, e os com mais demanda Direito, Enfermagem e Psicologia.

Uma semana diferenciada

Para receber os novos estudantes e os já da casa, a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo)  promove todos os anos a Aula Magna, que é uma semana diferenciada para os ingressantes com orientações da coordenação e secretária acadêmica, um momento com a direção e um tour pela unidade é feito com eles. As aulas retornam no dia 8 de fevereiro. 
Sobre o número de matriculados para este semestre, a Assessoria de Imprensa da instituição expõe que ainda não é possível precisar, porque a segunda chamada do vestibular ocorreu somente na quarta-feira. Então, dados possivelmente só no fim de semana.
Segundo a assessoria, a Fatec tem hoje seis cursos, sendo no período da manhã: Marketing, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Produção Agropecuária; e à noite: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agronegócio, Gestão Empresarial (presencial e EaD) e Eventos.
Na Fasol (Faculdade Solidária do Oeste Paulista, por sua vez, as aulas estão previstas para terem início no dia 13 de fevereiro, quando, segundo informado, os alunos serão recepcionados com uma palestra ainda a ser definida, pois dependem das confirmações pelos palestrantes.     

Fotos: Cedidas

Para a recepção de calouros, apresentação da Bateria da Toledo Prudente

Fapepe recebe no dia 6 de fevereiro os calouros e no dia 13 os veteranos

CONFIRA TAMBÉM:

Unesp retorna mais tarde às aulas, em 6 de março

Publicidade

Veja também