Instituto Brasileiro do Café receberá melhorias

VARIEDADES - Elaine Soares

Data 21/05/2013
Horário 09:27
 

Está em fase de finalização, o projeto que prevê a restauração, revitalização e ampliação do Instituto Brasileiro do Café (IBC) de Presidente Prudente. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Cultura, José Fábio Sousa Nougueira, ainda não é possível prever o valor das obras nem ao menos fixar uma data de início das ações no local, porém, informa que o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), se mobiliza com o objetivo de buscar parcerias para viabilizar as melhorias. O secretário garante que, quando as mudanças forem efetuadas, Prudente terá "um dos melhores centros de eventos do interior do Estado", afirma.

De acordo com Nougueira, as obras no IBC são divididas em três fases. A primeira compreende a restauração do prédio tombado, "assim como foi feito no Centro Cultural Matarazzo", lembra.

Explica que a intenção é efetuar reparos no galpão, colocando novo piso e melhorando toda a parte elétrica e hidráulica do espaço. "Faremos tudo isso cuidando da parte de preservação histórica, ou seja, o IBC não perderá sua característica arquitetônica", ressalta.

O entorno do local também receberá melhorias, conforme conta o titular. Neste segundo momento, toda a parte natural que cerca o galpão será revitalizada, sem que sejam derrubadas as plantas existentes. A ideia, segundo expõe, é que sejam colocados canteiros ao redor do instituto e construídos caminhos para passagens de pedestres. Por fim, o complexo utilizado para a realização de eventos será ampliado em seu exterior. A expansão inclui a construção de um "grande" estacionamento e também de um anfiteatro, além da modernização e construção de mais sanitários.

"No caso do estacionamento, colocaremos pisos ecológicos e um portal de entrada", descreve. O secretário acrescenta que o projeto ainda inclui a construção de um anexo que abrigará uma cozinha industrial.

Também há planos para uma residência localizada ao lado do IBC. Como conta Nougueira, ela será reformada para, posteriormente, ser habitada por um funcionário público que ficará responsável pela segurança do instituto. "Está em discussão o que será feito para melhorar a ventilação da parte interna do galpão. Esta questão ainda não foi decidida ainda", pontua.

 

Finalização


Segundo Nougueira, Mauri Vieira é o arquiteto responsável pelo projeto que deve ser finalizado nos próximos dias. Porém, independentemente, da conclusão do documento, o secretário destaca a movimentação do prefeito que "vestiu a camisa" para que as ideias possam sair do papel.

Relata que o chefe do Executivo estará na capital federal esta semana e tentará uma reunião com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, com a finalidade de conseguir recursos para as obras do IBC. "Mesmo que ainda não saibamos o valor que deverá ser investido nas obras, Tupã já tentará firmar a parceria. Com o empenho dele em obter recursos, a possibilidade de sucesso é grande, sem dúvida", promove.

 

IBC


O Instituto Brasileiro do Café (IBC) foi doado pelo Ministério do Planejamento à Prefeitura de Prudente em 1997. Desde então, é utilizado como espaço de realização de diversos eventos culturais na cidade como o Salão do Livro e a Festa das Nações, organizada por instituição católica. De acordo com Nougueira, área do complexo possui 36 mil metros quadrados (m²), enquanto que o galpão tem 5,3 mil m². Com estas dimensões. ele se constitui o "maior vão-livre com sustentação de madeira do Estado", diz o titular.

Jornal O Imparcial Obras, divididas em três fases, envolvem restauração, revitalização e ampliação do local; área do complexo possui 36 mil m²
Publicidade

Veja também