Instrução inédita

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 17/06/2023
Horário 04:15

Possivelmente e até provavelmente na história política prudentina, pela primeira vez um presidente de partido adota posição pública de instruir vereadores de sua legenda como devem votar em determinado projeto.

PELA APROVAÇÃO
O presidente do Podemos, Fernando Gesse, instrui os dois vereadores do partido que votem a favor da aprovação do projeto de financiamento de R$ 90 milhões pela Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal.

EM DOIS EIXOS
Conforme a nota, que sugere doutrinamento, os vereadores Mauro Neves e Professor Negativo devem votar em prol do desenvolvimento da cidade, considerando dois eixos fundamentais: o social e o econômico.

CAUSAS E EFEITOS
Conforme a nota, o social, melhorando a vida e bem-estar dos munícipes com as reformas; e o econômico, injetando valores no município que implicarão na arrecadação de tributos e geração de empregos, movimentando a economia da cidade.

SEM MOTIVOS
Ao arguir sobre o assunto, apontados como análises realizadas, fala em baixo grau de endividamento do município, fluxo de caixa e necessidade de tais intervenções na cidade, para afirmar que não vê motivos “para sermos contrários a sua aprovação”.

PARECE CLARO
A nota, em momento algum, cita os nomes dos vereadores. Porém, é sabido e notório quem são eles. A nota parece deixar claro que a posição é do presidente e não do partido, pois não cita ser decisão tomada em reunião da executiva ou assembleia geral. 

VÁRIAS LEITURAS
A nota inusitada sugere várias leituras que remetem a conjecturas (dedução, presunção...) como a de que, caso os vereadores não acatem a instrução que não é determinação, ainda assim poderia ocorrer alguma represália.

PRIMEIRO SUPLENTE
Ao Plantão e aos leitores cabe esperar o próximo episódio, considerando que toda ação gera reação. Porém, longe de qualquer ilação leviana, fato é que o presidente do Podemos, Fernando Gesse, é o primeiro suplente a vereador. 

ATENÇÃO REGIONAL
Está programada para às 10h deste sábado (17) a inauguração em Presidente Prudente do Escritório Regional do deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil), conforme anuncia a sua assessoria.  

PRÉDIO Nº 193
O escritório está instalado no prédio 193 da Avenida São Paulo, próximo da Escola Estadual Professora Marietta Ferraz de Assumpção, na Vila Industrial. Pelo que consta é o prédio que por vários anos abrigou um posto bancário. 

QUEM DEVE
Em requerimento aprovado pela Câmara Municipal, de autoria do presidente Tiago Oliveira (PTB), são solicitadas informações ao Poder Executivo sobre dívidas dos contribuintes para com a municipalidade. 

QUANTO DEVE
São 11 apontamentos, entre os quais estão valor total da dívida ativa, o número de ações judiciais, o gasto com despesas e outras custas judiciais, estimativa de valores das dívidas ajuizadas ou não e o número de servidores no quadro de procurador jurídico. 

Publicidade

Veja também