Integração ensino e serviço na saúde

O grande desafio da formação de profissionais de saúde é prepará-los para mundo real e fortalecê-los no trabalho em conjunto com a equipe, para que no futuro estejam plenamente inseridos na assistência à saúde.
Nesse sentido, o curso de Enfermagem desenvolve o estágio curricular supervisionado, que adota atividades visando um processo de ensino-aprendizagem que trabalha atributos cognitivos, afetivos e psicomotores.
Para isso, é necessário que a integração ensino e serviço ocorra de forma articulada em prol do atendimento às necessidades de saúde da população. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e hospitais públicos, a universidade assume a função de elo e colaboração com os serviços de saúde, em especial neste momento de enfrentamento da pandemia.
Nas estratégias de formação, os estudantes desenvolvem atividades altamente qualificadas. E, ao lado dos profissionais da enfermagem, atendem a população, promovendo saúde e prevenindo agravos, respeitando todas as medidas de segurança.

O estágio curricular de Enfermagem tem muito a ofertar aos serviços de saúde e aos pacientes por meio de suas potencialidades

Dentre as ações desenvolvidas no estágio estão capacitação, discussões de situações do cotidiano de atendimento aos usuários, revisão de protocolos, entre outras. O objetivo é fortalecer a integração ensino-serviço e preparar tanto o estudante quanto a equipe para um melhor atendimento.
Temos na enfermagem uma ciência e uma arte. Assume o cuidado com protagonismo, promove a recuperação, previne doenças e considera o saber como substancial à prática do cuidado. Por isso o curso de Enfermagem deve estar ao lado dos trabalhadores da categoria, de forma a fortalecê-los e apoiá-los junto aos nossos acadêmicos.
Assim, o estágio curricular de Enfermagem tem muito a ofertar aos serviços de saúde e aos pacientes por meio de suas potencialidades e estratégias de ensino. E como papel principal da universidade, atuar nos cenários de saúde passa a ser um dever, principalmente em momentos difíceis como o atual.

 

Publicidade

Veja também