Integrais são opções para rotina alimentar

Eles auxiliam na saciedade, na saúde e trânsito intestinal, contem um pouco mais de vitaminas e minerais e podem ser consumidos diariamente

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 20/05/2020
Horário 14:18
Oslaine Silva: Alimentação integral contribui para uma rotina saudável
Oslaine Silva: Alimentação integral contribui para uma rotina saudável

Está crescendo o número de pessoas que troca os alimentos com alto teor de carboidratos pelos mantimentos integrais. Que são mais saudáveis, segundo o nutricionista esportivo Rodolfo Weber Correa Zanin por conter mais fibras. Assim, auxiliam na saciedade, na saúde intestinal e contem um pouco mais de vitaminas e minerais. Trocar o arroz branco pelo integral, o pão branco pelo integral, o macarrão branco pelo integral é uma boa pedida.

“Podem e devem ser consumidos diariamente. Dentre os benefícios, a vantagem é o baixo índice glicêmico dos integrais, uma liberação mais lenta de glicose na corrente sanguínea, menor excreção de insulina, auxiliar na saúde intestinal e no trânsito intestinal”, expõe o especialista.

Há pessoas que faz questão 100% de consumir esses alimentos, como a estudante de Medicina, Ingra Maria Ceribelli, 23 anos. “Sempre priorizo comprar os integrais. Um almoço perfeito em dia de semana para mim seria um filé de frango grelhado ou uma carne vermelha, arroz integral ou batata doce assada, algum tipo de legume como cenoura, brócolis e salada de alface, rúcula e tomate. Já fiz acompanhamento nutricional, mas hoje eu mesmo diversifico minha alimentação. Porém, aconselho sim e acho importante o acompanhamento com um nutricionista”, ressalta a futura médica.

Por outro lado, tem aqueles também que preferem fazer uma alimentação meio a meio, como é o caso do empresário, proprietário da Alpha Fitness Academia, Cadmil da Silva Borges, o Cad.

“Eu, particularmente, não sou bitolado 100 % numa dieta restritiva, nem exagero para o outro lado também. Durante a semana procuro consumir os integrais, corto alguns tipos de alimentos, refrigerantes e aos finais de semana fico mais tranquilo. Acho que vai de cada um, sabe?” expõe o empresário que mantém uma alimentação balanceada conciliando com treinamentos de uma hora durante cinco dias da semana.

 

ALIMENTOS BOAS FONTES DE FIBRAS

Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão)

Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo)

Pães e biscoitos integrais (centeio, farinha integral, milho)

Cereais instantâneos e matinais.

Vegetais: agrião, alface, abóbora, abobrinha, aipo, aspargos, beterraba, brócolis, couve, acelga, batata-doce, rúcula, escarola, erva-doce, espinafre, brócolis, repolho, salsa, cebolinha, cebola, cenoura crua, couve-flor, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, tomate cru, vagem.

Frutas: abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, amora, banana, caju, cereja fresca, coco fresco e/ou seco, damasco seco, figo fresco e/ou seco, goiaba, kiwi, laranja (com o bagaço), maçã com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, pera com casca, pêssego com casca, tâmara, uva fresca e passa.

(Fonte: Sírio Libânes – sua-saúde)

 

Publicidade

Veja também