Intensificação de ações contra dengue e escorpiões segue na zona leste, em Prudente

Neste sábado, agentes e caminhões de limpeza percorrem as ruas das vilas Marcondes, Centenário, Áurea, Rainho e Luso, além dos jardins Itapura 1, Itacaré e Santa Filomena

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/11/2020
Horário 13:28
Marcos Sanches/Secom - Haverá coleta de materiais que estiverem descartados nas calçadas
Marcos Sanches/Secom - Haverá coleta de materiais que estiverem descartados nas calçadas

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), dá sequência neste sábado à intensificação das ações de prevenção e combate às endemias e escorpiões em Presidente Prudente. Entre 8h e 12h, os agentes e os caminhões percorrerão as ruas da área 4 da cidade, entre as vilas Marcondes, Centenário, Áurea, Rainho e Luso, além dos jardins Itapura 1, Itacaré e Santa Filomena.

Assim como no sábado anterior, neste haverá questionário aos moradores para que a VEM tenha ciência sobre o que eles sabem e como agem em relação à separação de resíduos, doenças originadas em consequência do lixo, quais animais são atraídos, quais os impactos causados pela disposição inadequada de entulho, quantas pessoas da residência já tiveram dengue, entre outras perguntas.

Além do questionário, haverá entrega de um kit com folhetos informativos sobre os sinais e sintomas da dengue e da leishmaniose, bem como com os endereços dos Ecopontos para descarte correto de resíduos. Os agentes da VEM promoverão também o BCC (Bloqueio do Controle de Criadouros), que consiste em apontar aos moradores todos os recipientes que possam acumular água e servirem como criadouros do Aedes aegypti, cujo mosquito é transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Também durante a manhã, haverá coleta de materiais que estiverem descartados nas calçadas, preferencialmente que sejam recipientes que possam acumular água e servirem como criadouros do Aedes. Entretanto, outros tipos também serão coletados, com exceção de entulhos, podas de árvores e lixo orgânico.

A ação realizada pela VEM conta com parceria da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Publicidade

Veja também