Inter Prudente espera reunir 10 mil pessoas no mês de novembro

JOGOS UNIVERSITÁRIOS Competição, considerada a principal de toda a América Latina, deve movimentar R$ 10 milhões na economia local

Esportes - JEFFERSON MARTINS

Data 06/10/2016
Horário 10:27
 

Presidente Prudente será palco da principal competição universitária da América Latina: o Inter Prudente. De 12 a 15 de novembro, cerca de 10 mil pessoas vão desembarcar na cidade para participar do evento, na condição de atleta e expectador. De acordo com a Lieu (Liga Interuniversitária de Esportes Universitários), entidade responsável pela organização do torneio, a estimativa é que cerca de R$ 10 milhões sejam injetados no município.

Segundo o presidente da Lieu, Hugo Modaelli, o evento deve movimentar a economia da cidade. "Dentre o público, estão atletas, familiares e torcida. Eles gastam na cidade com alimentação, hospedagem e transporte. Os hoteis estão com as vagas quase esgotadas para as datas. Além de aquecer a economia, o Inter gera visibilidade para Prudente de forma positiva através do esporte", comenta. Além das delegações, os jogos têm a força de atrair pessoas de outros Estados.

Jornal O Imparcial Prudentinos defendem o título do evento, que é considerado o maior da América Latina

"Teremos caravanas de Londrina, Maringá e outras cidades do Paraná, além de municípios do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais", pontua Hugo. O presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Ricardo Anderson Ribeiro, avalia a situação como animadora, diante da retração vivida no comércio local. "Além do clima positivo gerado pela presença de milhares de universitários de todo o país, essa expectativa de aquecimento do comércio é muito positiva", destaca.

 

Valorização

Maria Cristina Borges Madeiral Netto, Tute, titular da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), elogia a maneira profissional que o evento é desenvolvido. "A gente acompanhou desde a primeira avaliação das praças e mostra que o Inter é mais organizado que muitos eventos brasileiros", fala. "Dentro do governo, a gente sempre valorizou os jogos universitários e acredito que o Inter ficará marcado na história do município", afirma.

 

Noite

Além da competição esportiva, composta por 13 modalidades, haverá shows com o grupo É o Tchan, Detonautas, Gabriel o Pensador, Henrique e Diego, Bonde do Tigrão e Thiaguinho. O Inter reunirá universitários da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Vicente, Sorocaba e Tupã, além da cidade sede.

"Isso é possível porque os setores de hotelaria e do ramo gastronômico estarão a todo vapor. Por ser jogos universitários, o evento também deve dinamizar a noite prudentina com a presença dos jovens", analisa a economista Edilene Takenaka. Os prudentinos defendem o título, já que na edição de 2015, foram os campeões em Araraquara (SP).

 

 
Publicidade

Veja também