A interrupção de energia elétrica que atingiu todas as regiões do país na madrugada desta terça-feira (14), também afetou algumas cidades da região de Presidente Prudente. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a causa principal foi um incêndio em um reator de uma subestação no Paraná. Isso ocorreu por volta da 0h32.
Por meio de nota, a Neoenergia Elektroinformou que a ocorrência foi no SIN (Sistema Interligado Nacional), que afetou o fornecimento de energia. Acrescentou que, no oeste paulista, dos municípios atendidos pela concessionária, nenhuma cidade foi impactada na totalidade e, sim, alguns bairros de Panorama.
A Neoenergia Elektro informou ainda que nas 233 cidades atendidas pela concessionária no Estado de São Paulo, 11% dos clientes foram afetados em diferentes regiões. A empresa expôs que o restabelecimento foi gradativo, mediante autorização do ONS. Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado, apontou a concessionária e reforçou que o ocorrido não foi de sua responsabilidade.
A Energisa também esclareceu, por meio de nota, que uma ocorrência no SIN registrada na madrugada de terça-feira (14) afetou o suprimento de energia em diversas regiões do país e em algumas localidades da concessão da Energisa Sul-Sudeste.
Na região de Presidente Prudente, das 24 cidades atendidas pela concessionária, foram afetadas pelo apagão parcialmente os seguintes municípios: Presidente Prudente, Presidente Bernardes, Indiana, Presidente Epitácio, Santo Anastácio, Álvares Machado, Parapuã, Osvaldo Cruz e Adamantina. O fornecimento de energia foi normalizado para todos os clientes impactados por volta de 1h2O.