Ipem fiscaliza 9 radares e reprova 1 em Prudente

Verificação de rotina começou a ser realizada na manhã de ontem e deve ser concluída hoje; 15 aparelhos serão avaliados

PRUDENTE - BRUNO SAIA

Data 30/08/2016
Horário 09:32

 


Começou ontem e será concluída hoje a fiscalização de 15 radares de velocidade em Presidente Prudente, que é realizada pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). A ação de rotina já estava prevista quando os aparelhos foram instalados e deve ser feita anualmente. Nove equipamentos foram verificados pelos fiscais do órgão e um deles foi reprovado.

"Ele não estava registrando velocidades muito altas", explica o delegado regional do órgão em Prudente, Thirso Aparecido Marconi, destacando que a expectativa é de que o problema seja solucionado ainda hoje, quando o radar será novamente vistoriado. "Enquanto ele não for aprovado, ele não opera", completa.

Jornal O Imparcial Ipem finaliza nesta terça fiscalização em radares de PP

Segundo Thirso, já foram avaliados equipamentos no início da Avenida Manoel Goulart e na altura da feira livre, na mesma avenida; na Avenida 11 de Maio; na 14 de Setembro (Parque do Povo); na Avenida Coronel José Soares Marcondes, próximo à Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos); no começo da Avenida Brasil; na Avenida Washington Luiz, perto do Tênis Clube; e ainda na Avenida da Saudade.

"Os testes são feitos por um sistema comparativo, pois levamos um equipamento na viatura, que faz a leitura, fazemos cinco passagens em cada faixa e depois fazemos a comparação entre os resultados", detalha o responsável pelo Ipem-SP na cidade. Amanhã os trabalhos serão retomados a partir das 6h, e a intenção é que os aparelhos restantes sejam analisados até o início da tarde.

As aferições levam de 20 minutos até uma hora e, além dos fiscais do Ipem-SP, são acompanhadas pela equipe da empresa responsável pelos equipamentos e pelos agentes de trânsito da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública).

 

Outras datas

Como já noticiado por O Imparcial, nem todos os radares em funcionamento na cidade serão verificados nesta ocasião, pois já passaram por vistoria nos últimos meses. Um deles, na Avenida Manoel Goulart, apresentou irregularidades que foram constatadas pelo Ipem-SP e teve os problemas corrigidos. Além dele, outro equipamento, na Washington Luiz, havia sido afetado por um deslizamento de terra nas proximidades e também foi vistoriado. Os dois passaram pelo crivo dos fiscais em julho de 2016 e a nova vistoria deve ser realizada no mesmo mês do ano que vem.

Um terceiro aparelho, na Coronel Marcondes, próximo à santa casa, sofreu uma pane em novembro de 2015, e deve ser verificado no mesmo mês, ainda neste ano.

 
Publicidade

Veja também