Ipem promove vistoria em radares de Prudente

Verificação será realizada no período de 29 a 31 de agosto, em dispositivos localizados em 16 endereços da cidade

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 27/08/2016
Horário 09:00
 

Às vésperas de completar um ano de funcionamento, o sistema de fiscalização por controladores eletrônicos de velocidade passará por uma ampla inspeção em Presidente Prudente. A verificação será realizada entre segunda-feira e quarta-feira da próxima semana, a partir das 6h, em radares localizados em 16 endereços da cidade. A vistoria será promovida pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) e tem caráter periódico, já que o certificado de funcionamento dos equipamentos vence no próximo mês.

No total, Prudente tem atualmente 28 dispositivos espalhados pelo município. Sendo dez móveis, outros dez fixos, localizados nas sete principais avenidas da cidade, e oito radares que registram avanços semafóricos. Na inspeção da próxima semana, apenas os equipamentos fixos e dos semáforos serão examinados, mas nem todos eles. A vistoria não abrangerá 2 dos 18 dispositivos instalados no município.

Jornal O Imparcial Ação é tida como rotineira e visa atualizar o certificado de validade dos equipamentos

Tudo porque, dois radares já foram averiguados pelo Ipem neste ano, portanto, estão com os seus certificados estendidos e dentro do prazo de validade. Um deles está localizado na altura do número 3.382 da Avenida Manoel Goulart, no sentido centro-bairro, que foi inspecionado no último mês, depois de permanecer lacrado por 10 dias em razão de uma inconsistência de 12,9 km/h. O outro dispositivo fica na Avenida Washington Luiz, na altura do cruzamento com a Rua Belo Horizonte, local onde houve um deslizamento de terra em janeiro deste ano, que acabou afetando o funcionamento do radar.

Desta forma, de acordo com o gestor da regional do Ipem, Thirso Aparecido Marconi, 16 endereços serão fiscalizados ao longo dos três dias, que representam 32 faixas de rolamento, conforme determina a Portaria 544/2014 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que prevê a obrigatoriedade da aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. "Trata-se de uma vistoria anual de rotina, solicitada pela própria empresa que gerencia o sistema de radares. Como o contrato e os certificados vencem no próximo mês, a verificação periódica é necessária para que os equipamentos continuem em pleno funcionamento", relata o representante do órgão.

 

Via interditada


Ainda segundo o gestor da regional, a vistoria terá início às 6h, no dispositivo localizado na altura do número 3.382 da Avenida Manoel Goulart, mas na via sentido bairro-centro. A aferição nos equipamentos deve durar entre 20 minutos e uma hora e as vias ficarão interditadas durante o processo. A ação envolverá a atuação dos fiscais do Ipem, além da equipe da empresa responsável pelos dispositivos e agentes de trânsito da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública).

Caso os equipamentos sejam aprovados, receberão um novo certificado válido por um ano. Já em caso de reprovação, a empresa fabricante será notificada para corrigir o erro. Segundo o titular da Semav, Ayrton Carlos Dias, apesar das verificações no sistema, a manutenção do contrato com a empresa responsável por sua gestão ainda não está garantida para o próximo ano. Outra pendência está relacionada à expansão do sistema para outras sete avenidas da cidade, que ainda não tem data para ocorrer. "Devemos definir todas essas coisas até o próximo mês", afirma.

 

SAIBA MAIS


O Ipem é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do governo do Estado de São Paulo. O órgão é delegado do Inmetro e atua em operações de fiscalizações rotineiras em diversos itens, como balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares e capacetes de motociclistas.

 

SERVIÇO


Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da ouvidoria, pelo telefone 0800-013-05-22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em Prudente, o órgão está localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1.632, centro, e atende pelo telefone 3223-3011.

 

 
Publicidade

Veja também