Ipem verifica e aprova radares na Avenida Coronel Marcondes em Prudente

Foram inspecionados, nesta terça-feira, os instrumentos instalados perto da Avenida Marechal Deodoro e próximo ao número 3.657

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/03/2022
Horário 13:30
Foto: Ipem
Verificação metrológica dos radares foi realizada nesta terça em Prudente
Verificação metrológica dos radares foi realizada nesta terça em Prudente

O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou, nesta terça-feira, verificação metrológica nos radares instalados na Avenida Coronel José Soares Marcondes, perto da Avenida Marechal Deodoro e próximo ao número 3.657, em Presidente Prudente. Os instrumentos foram aprovados.  

Diariamente, o órgão realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.  

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.  

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.  

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.  

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Presidente Prudente.  

Publicidade

Veja também