Ipem verifica taxímetros em Prudente nesta semana

Ação que certifica se preços registrados nos equipamentos correspondem às distâncias percorridas será realizada entre segunda e sexta, mediante agendamento online

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/03/2024
Horário 05:10
Foto: Ipem-SP
Taxímetro deve ser verificado para assegurar cálculo de preço correspondente à distância
Taxímetro deve ser verificado para assegurar cálculo de preço correspondente à distância

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizará, nesta semana, a verificação de taxímetros em Presidente Prudente. A ação está programada para ocorrer entre esta segunda a sexta-feira, conforme horários disponíveis no sistema do órgão (www.ipem.sp.gov.br), sendo o ponto de partida a Avenida Coronel José Soares Marcondes, próximo ao nº 4.580, no bairro Higienópolis.

O órgão ressalta que todos os serviços referentes a taxímetro devem ser agendados no site, tanto para “Verificação” quanto para “Outros Serviços”, como, por exemplo, troca de titularidade, furto, roubo, baixa de taxímetro e atraso de verificação.

O taxista está sujeito à penalidade em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual de taxímetro.

Após o agendamento do serviço, é preciso emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação do valor e o agendamento online, o procedimento não será realizado.

Na data da verificação, o taxista ou o responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos: alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura dentro do prazo de validade; certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel); certificado da última verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2023; e GRU quitada.

Os serviços de reparo ou manutenção dos taxímetros deverão ser efetuados pelas oficinas permissionárias devidamente autorizadas pelo Ipem para a execução das atividades neste ano.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm 10 dias para apresentar defesa ao órgão.

O objetivo da verificação periódica dos taxímetros é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo.

A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros).

Fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.  

O valor da bandeira é estabelecido pela Prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras “um” e “dois” podem ser utilizadas, a fim de não pagar mais caro pela corrida.

Publicidade

Veja também