Ipo-brasileira

Homéro Ferreira

COLUNA - HOMERO FERREIRA

Data 18/06/2022
Horário 04:20

Em sessão informal na noite da próxima segunda-feira (20) a Câmara Municipal fará homenagem com Cartão de Prata à Associação Cultural Nipo-Brasileira – Hansoro. A iniciativa é da vereadora Joana D´Arc (PSB).

FESTA DA IMIGRAÇÃO
A homenagem leva em consideração os 114 anos da imigração japonesa no Brasil. Aniversário que transcorre neste sábado: 18 de junho, tendo como marco inicial a chegada no Navio Kasato Maru no Porto de Santos, em 1908.

FORAM MAIS DE 780
A embarcação que partiu do Porto de Kobe, em uma viagem de 52 dias, transportou os primeiros 781 imigrantes do acordo estabelecido entre o Japão e o Brasil. O navio também transportou naquela viagem 12 passageiros independentes.

FORTE PRESENÇA
Dentre as regiões paulistas que receberam famílias de japoneses esteve a de Presidente Prudente, onde ainda é forte a presença de descendentes e a Nipo-Brasileira contribui para a preservação da cultura e as tradições japonesas.

CERIMÔNIA BONITA
Em conversa com o Plantão, a vereadora Joana D´Arc contou que deverá ser uma cerimônia bonita, a de segunda-feira. O espaço da Câmara deverá receber alguns ornamentos e haverá apresentação cultural.

FELIZ COM A VOLTA
Na conversa foi possível notar que a professora Joana D´Arc está feliz com a sua volta à Câmara Municipal, depois de ter ocupado o cargo de secretária municipal de Educação, onde entende que deu o melhor de si para fazer um bom trabalho.

OITO MANDATOS
Na luta contra o câncer e acometido pela Covid-19 morreu na quinta-feira (16) desta semana em São Paulo o vereador Arnaldo Faria de Sá aos 76 anos de idade. Foi professor, advogado, jornalista e político. Exerceu oito mandatos de deputado federal.

GOVERNO ITINERANTE
Quando do governo itinerante de Paulo Maluf, nos anos 1980, Arnaldo esteve em Presidente Prudente na condição de repórter da TV Record de São Paulo. Maluf e seu secretariado atenderam gestões públicos na Toledo.

PRIMEIRA MÃO
Em 2006, na condição de membro da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Tráfico de Armas, foi Arnaldo quem concedeu entrevista em primeira mão à TV Bandeirantes em Prudente, para anunciar o resultado.

SEGURANÇA MÁXIMA
Naquele ano, membros da CPI estiveram no presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes para ouvir o preso Marcola, apontado como chefe da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital.

MUDANÇA DE RUMO
Arnaldo sempre teve fotos em Prudente. Em 2018, foram 211. No total recebeu 85.381 votos e não foi reeleito. Em 2020, concorreu à vereador e obteve 34.213 votos. Foi o 17º mais votado entre os 55 eleitos para a Câmara de São Paulo, sua cidade natal.

DEFENSOR DOS IDOSOS
O jornalista Osvaldo Torino disse no programa Patrulha Comercial que Arnaldo teve como uma de duas principais bandeiras a defesa e proteção do idoso; sendo o responsável pela política pública de criação das delegacias neste segmento.

 

Publicidade

Veja também