O Plantão faz nesta edição de caráter especial um tributo aos irmãos Portella, que figuram no cenário político local e regional assessorando o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), com trânsito fácil em vários segmentos, incluindo o político.
TUDO A VER
Possivelmente, por ser pouco comum e ter a famosa escola de samba Portela, Wilson e Edson são conhecidos pelo sobrenome da mãe Ivanor de Lima Portella Rodrigues, viúva de Arnaldo Lustosa Rodrigues (1929-2014).
IRMÃO CAÇULA
Edson Portella Rodrigues nasceu em 25 de março de 1958 em Álvares Machado e tem apenas o Wilson como irmão, primogênito. É casado com Fátima Lofrano Rodrigues e tiveram dois filhos: Erika Portella Rodrigues e Leandro Portella Rodrigues.
NOME DE ESCOLA
Vitimada por doença degenerativa, Erika (1981-2007), que foi campeã e deu aulas de karatê, tem o seu nome na escola municipal de educação infantil do Jardim Itapuã, ao lado do Jardim Itapura 1.
ATOR E PUBLICITÁRIO
Formado em Artes Cênicas, Leandro é ator de teatro e TV. Radicado no Rio de Janeiro, é sócio de empresa de publicidade e marketing que atende clientes em todo Brasil, de tal forma que se afastou das atividades artísticas.
NA ZONA LESTE
Em Prudente, os irmãos Portella têm origem na zona leste: vilas Brasil, Flores e Rainho. Estudaram na Escola Fioravante de Menezes, na Vila Marina; na Fernando Costa, no centro; e no Centro Universitário Toledo, no Parque Furquim; formados em Direito.
AS FORMAÇÕES
Wilson também estudou na Escola Arruda Mello, no centro; na Unesp, Unoeste, Unicesumar, Uninter e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Além do Direito, tem formação em Pedagogia, Gestão Ambiental e Filosofia.
QUATRO PÓS
Wilson Portella é pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior; Planejamento e Gestão Municipal; Filosofia Contemporânea, Ética e Mitologia; Estratégias Eleitorais e Marketing Político.
VÁRIOS CURSOS
Fez outros vários cursos ligados à área ambiental em arborização, resíduos sólidos e saneamento; de filosofia e nas áreas político-administrativa. É consumidor de literatura geral e nas áreas técnica e de cinema; jornais e revistas e ouvinte de rádio.
COLINA E SANTA
Atualmente, Edson mora nas chácaras Colina do Sol, em Prudente. Wilson mora no Jardim Santa Eliza, em Prudente. Além dos bairros da zona leste, moraram no bairro do Bosque, na região central de Presidente Prudente.
RIO DE JANEIRO
Edson foi para o Rio de Janeiro fazer Engenharia Civil, mas desistiu. Trabalhou na CRA (Companhia Riograndense de Adubos) e Itaú Fertilizantes; antes de trabalhar na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
TOMOU GOSTO
Em 1981, passou em concurso público e foi trabalhar com o deputado Bragato, onde trabalha até hoje. Naquela época, Wilson já militava na política, Edson foi ajudá-lo e tomou gosto, sendo convidado para assessorar Bragato.
OUTRAS PAUTAS
As lutas eram outras e com pautas bem definidas: eleições diretas e anistia. Na região, a carência de benfeitorias públicas era gigante, com todo tipo de necessidade, tais como rodovias, estradas vicinais, escolas, postos de saúde, água encanada, rede de esgoto.
LONGA JORNADA
Nessa longa caminhada de 44 anos foram muitas eleições que trouxeram para Prudente candidatos a presidente e a governador; sendo que Bragato está no 11º e deverá tentar o 12º mandato de deputado; e já foi prefeito de Prudente.
UMA VEZ FLAMENGO...
No Rio de Janeiro, Edson sacramentou sua paixão pelo Flamengo e continua sócio de carteirinha. Paixão que nasceu na inauguração do Estádio do Café, em 22 de agosto de 1976 com o jogo Londrina x Flamengo.
TIOS NARRADORES
Paraná marcou o 1º do gol no estádio e Vanderlei Luxemburgo empatou para o Flamengo. Jogo narrado por Líbio Portella, tio dos irmãos Portella e irmão de outro narrador famoso no Paraná, Rosildo Portella, que morreu em acidente no ano 2000.
PELÉ ETERNO
Torcedor do Santos, Wilson é de 13 agosto 1959, nascido em Presidente Prudente. É divorciado e tem uma filha, a jornalista e pedagoga Ludmila Portella, que está fazendo curso superior de psicanálise. Wilson atua na Pastoral da Ecológica Integral da Diocese.
GRANDE BAGAGEM
Wilson trabalhou em empresa de construção civil e escola de artes marciais. Foi funcionário público: delegado regional de cultura, coordenador da Oficina Cultural Timochenco Whebi e assessor de Bragato.
PRIMEIRO ESCALÃO
No município foi secretario municipal de Cultura e de Meio Ambiente, estando novamente no comando da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente). A política estudantil deu origem à política partidária.
POLÍTICA ESCOLAR
Fez parte do grêmio do “IE Fernando Costa” e foi presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da Toledo. Atuou em trabalhos comunitários com estudantes e na organização de associação de moradores.
BOM DE VOTOS
Wlison foi eleito vereador em 1982 e reeleito quatro vezes, sendo presidente da Câmara Municipal duas vezes. Dentre outros reconhecimentos, por sua atuação legislativa, conquistou o Troféu Heitor Graça, concedido pelo jornal O Imparcial.
FIGURAS HISTÓRICAS
Em sua trajetória, Wilson teve a oportunidade de conhecer figuras da história do Brasil, dentre as quais Ulisses Guimaraes (1916-1992), Mário Covas (1930-2001), Tancredo Neves (1910-1985).
Cedida

Wilson Portella Rodrigues: histórico de vereador e secretário
Cedida

Edson Portella Rodrigues: 44 anos com o deputado Bragato
Cedida

Wilson Portella com o governador Mário Covas, em 1998
Cedida

Edson (à direita) com o governador Geraldo Alckmin
Cedida

Fátima e o esposo Edson, dona Ivanor – a matriarca do clã - e Wilson