As irmãs caratecas, Maria Júlia e Maria Eduarda Chichetti Peixoto, de Narandiba, participaram, no último sábado, do Open International Seibukan de Karatê, realizado em Santiago, no Chile. Sob a supervisão do sensei Elton Shiratomi, as atletas, que fazem parte do projeto “Atletas do Futuro”, conquistaram quatro medalhas na competição, que reuniu caratecas de vários países.
Maria Júlia, 14 anos, foi ouro no Kata Cadete “novos” (da azul a roxa) e ouro no Shiai Kumite Cadete + de 50 kg (da branca a preta). Maria Eduarda, 20 anos, conquistou a medalha de bronze no Shiai Kumite Sênior (61 kg) e bronze também no Shiai Kumite Sub-21 (61 kg).
Para o sensei Shiratomi, as irmãs tiveram um aproveitamento de 100% e destacou o empenho das atletas em busca desse sonho de competir fora do Brasil. “Esse é o resultado de muita dedicação e resiliência. Essas medalhas nos orgulham muito, pois é uma conquista internacional e inédita para a cidade de Narandiba na modalidade caratê. E tudo isso só foi possível através do apoio da família, da Prefeitura e dos patrocinadores”.
Para Maria Júlia, competir fora do Brasil, conhecer outro país, foi uma experiência inesquecível. “Conhecer bons atletas de outros países foi assim extraordinário. Também tive a oportunidade de conhecer a neve e foi espetacular”.
Maria Eduarda diz que competir fora do país, pela primeira vez, foi como viver um sonho acordada. “A mistura de nervosismo, ansiedade e alegria me acompanhou do início ao fim, mas acima de tudo senti uma imensa gratidão por estar ali, representando não só o meu esforço e dedicação, mas também todos que acreditaram em mim. Cada momento foi intenso - o coração acelerado antes de entrar, o frio na barriga e a emoção de saber que estava realizando algo que sempre pareceu tão distante”.
Ela ressalta que mais que uma competição, foi uma conquista pessoal. “Foi uma prova que todo o esforço vale a pena e que eu sou capaz de ir além do que eu mesma imaginava. E realizar mais um dos meus sonhos - conhecer a neve - quando fizemos um passeio pela Cordilheira dos Andes”.
Maria Júlia conta que em sua primeira luta, teve que encarar uma atleta chilena. “Entrei meio com dúvida se ganharia dela, mas faltando dois segundos de luta, consegui virar a luta de 3x1 para 4x3. Ela era do Chile e muito forte. Da mesma forma consegui ser campeã no Shiai Kumite. No Kata eram meninas com bastante força e muito boas, mas mesmo assim segui como campeã do Open International”.
Maria Eduarda também elogia as atletas chilenas. “Elas impressionaram muito, são extremamente fortes, demonstram grande resistência e, ao mesmo tempo, possuem uma técnica refinada que faz toda a diferença dentro da luta. Além disso, competi em uma categoria acima do meu peso, uma categoria ‘open’, que tornou o desafio ainda maior. Enfrentá-las foi uma experiência intensa e uma oportunidade valiosa de aprendizado, já que cada movimento delas mostrava o quanto o caratê no Chile é praticado em alto nível”.
As irmãs contam que “estranharam” a comida do Chile. “A comida deles é bem diferente da nossa, é bastante apimentada e não tem gosto de tempero, foi bem esquisito. Minha vontade era comer um prato de arroz com purê e estrogonofe bem gostoso, mas tem que ser o da minha mãe [risos]”, afirma Maria Júlia.
Maria Eduarda relata que a comida foi uma experiência bem diferente do que está acostumada. “Como é uma cultura distinta, senti bastante falta do tempero brasileiro e, principalmente, do clássico arroz com feijão, que era tudo o que eu queria no final do dia. Foi interessante experimentar novos sabores, mas confesso que meu paladar ficou mesmo com saudade do gostinho da comida de casa: arroz, feijão e carne cozida, com muita farinha [risos]”.
As atletas chegaram no Chile na quinta-feira (28) da semana passada. As disputas aconteceram no sábado (30). No domingo (31), elas retornaram ao Brasil e agora curtem a “comidinha” da mãe e também carateca, Arielly Chichetti Silva Peixoto.
As irmãs Peixoto contaram com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Narandiba, Ação entre Amigos, Jups Barbearia, Empório Inga Conveniência, Isa Criativa para Atletas, Farmácia da Cláudia, Top Vistorias, Noquinha Pizzaria, Zé Bellety, Débora Rossato Advocacia, Borracharia do Adélcio, Marchiotto Pecuária, Master Cowboy, Trans Soterroni, Restaurante da Márcia, Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e Zero KM de Presidente Prudente.
Cedidas
Maria Júlia, 14 anos, foi ouro no Kata Cadete “novos” e ouro no Shiai Kumite Cadete + de 50 kg
Maria Eduarda, 20 anos, conquistou o bronze no Shiai Kumite Sênior (61 kg) e no Shiai Kumite Sub-21 (61 kg)