Isolamento social: atenção redobrada

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 26/05/2020
Horário 04:39

O mundo vive um período de isolamento social. Uns mais, outros menos, mas a realidade é que a rotina foi alterada e de maneira brusca para muitas pessoas. E, assim, muitas crianças e idosos estão dentro de casa. Além de outras preocupações com este grupo de pessoas, é preciso estar em alerta com os acidentes domésticos.

Inúmeros são os tipos de acidentes que podem ocorrer dentro de casa. E, em tempos de quarentena, as chances destes casos ocorrerem são infinitamente maiores. Muitas crianças em casa, sem aula, sem poder brincar com os amigos, visitar tios, primos e avós, mais são as chances de incidentes acontecerem. Mesmo cenário relacionado aos idosos. Que estão mais em casa, sem receber muitas visitas e grande parte sem ir, por exemplo, ao mercado, à igreja. Como dito, cenário propício para alguns incidentes.

Conforme matéria deste diário, é importante que as famílias se atentem quanto aos riscos de acidentes domésticos, que resultam em quedas ou mal súbitos em sua maioria na região. As principais vítimas? Crianças e idosos. Para evitar que os sustos ocorram, é importante retirar materiais que atrapalhem a circulação (como tapetes que não sejam antiderrapantes), fixar apoios nos banheiros e escadas, bem como os cuidados na limpeza e enceramento do chão são orientações importantes para quem tem idoso em casa. Além disso, é ideal que o idoso utilize calçados fechados para evitar tropeços.

E para quem tem criança em casa, a dica é supervisionar o que ela faz e com o que está brincando. São cuidados básicos que precisam ser levados em conta não apenas no isolamento social, mas que devem se encaixar na rotina das famílias.

Todo cuidado é essencial. Por exemplo, com tomadas e fios, recomenda-se a proteção de todas as tomadas.

Pisos e escadas, é importante prestar sempre atenção onde você pisa, pois, o chão molhado está entre as causas mais comuns de acidentes domésticos. Janelas e sacadas requerem atenção especial e proteções específicas. Quartos, atenção para quinas e mesas. Cozinha e lavanderia, por muitas vezes ficam molhadas, assim como os banheiros. Medicamentos sempre devem estar fora do alcance, principalmente, dos pequenos. Ou seja, todo cuidado é essencial e em tempo de isolamento social, a atenção precisa ser redobrada.

Veja também