Janeiro Branco: Estar bem consigo mesmo deve ser prioridade!

EDITORIAL -

Data 10/01/2024
Horário 04:15

Problemas de saúde mental têm se tornado cada vez mais comuns no mundo todo. Entre os principais, principalmente depois da pandemia, quando milhares de pessoas perderam entes queridos, ou ainda se viram sem emprego, renda e isolados de tudo, estão a depressão e a ansiedade. As pessoas estão adoecendo em quantidade e ritmo preocupantes. 
A correria do dia a dia também piora a situação. Trabalho, casa, filhos... Passamos muito tempo conectados e, quando nos damos conta, o ano já foi. Deixamos de lado horas saudáveis de lazer com as crianças ou de exercícios físicos na academia, por exemplo, para curtir ou ganhar likes nas redes sociais. A consequência vem...
Com o objetivo de lembrar e ou alertar a população sobre este assunto tão importante, neste mês é promovida a campanha Janeiro Branco. O tema, inclusive, foi destaque neste jornal, na edição de domingo.
Uma forma de cuidar da saúde mental é manter hábitos saudáveis e, principalmente, buscar ajuda sempre que necessário. Precisamos também estar atentos com as pessoas à nossa volta. Não são todos que conseguem colocar pra fora ou expor o que estão sentindo ou passando.
Criar o hábito de não acumular muitas funções, realizar a prática de exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e equilibrada, noites de sono regulares e até mesmo ter alguns momentos de ócio contribuem para manter uma boa saúde mental. Isso ajudará não só a pessoa que está precisando de ajuda a viver bem, mas também quem convive com ela, seja em casa ou no ambiente de trabalho.
O segredo é se organizar, dividir as coisas e os momentos. Adotar atitudes para que seu corpo e sua mente estejam sempre em equilíbrio. Há hora para trabalhar, estudar, comer, brincar, se exercitar, descansar, dormir. Precisamos desacelerar. Procure ajuda de um profissional de saúde capacitado se preciso for. Quem cuida da mente, cuida da vida. Ame a si mesmo. Dedique um tempo a você. Cultive bons relacionamentos. Esteja perto de quem acrescenta e te faz bem. Diminua o tempo on-line. No lugar de passar muito tempo observando a vida de alguém que você acredita ser perfeita, busque encontrar sua própria felicidade. Supere as dificuldades. Comemore as pequenas conquistas. Confie em você. Seja grato. Estar bem consigo mesmo deve ser prioridade!

Publicidade

Veja também