Janela partidária

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 25/01/2024
Horário 04:44

A conta de hoje são 42 dias para o início da janela partidária, que irá de 7 de março a 5 de abril. Período no qual alguns vereadores avaliam e outros continuam articulando possíveis trocas de partidos, por conta de fusões ou de interesse próprio. 

CONTAGEM REGRESSIVA
Como serão 30 dias de janela partidária, restam 72 dias para os que forem tomar essa decisão. Há indícios de que boa parte dos 13 vereadores de Presidente Prudente deverá trocar de partido, visando novas composições para as eleições deste ano.

FORÇA NACIONAL
Partidos sem a legenda representada na Câmara Municipal estão empenhados em buscar essa representatividade e, dentre eles, em Prudente está o PT, que retomou a sua força nacional com a eleição do presidente Lula.

ÚLTIMOS ELEITOS
São 8 anos sem eleição de um vereador do PT. Os dois últimos foram eleitos em 2012: o Geraldo da Padaria e o José Carlos Roberto Café (1966-2015), sendo que, com sua morte, o cargo foi ocupado pelo suplente Ivan Itamar.

NOMES DE PESO
Outros nomes de vereadores que marcaram época pelo PT em Presidente Prudente: José Caetano da Silva – mais conhecido como professor Caetano – Regina Penati, José Rocha Sobrinho (1950-2017) e Marcos Vinha, que já não é mais partido.

DUAS EXONERAÇÕES
A previsão é de que nesta quinta-feira (25) sejam publicadas as exonerações solicitadas pelos secretários de Planejamento e Educação, respectivamente Edilson Magno e Sirlei Oliveira.

DUAS NOMEAÇÕES
O prefeito Ed Thomas (sem partido) deve nomear para o Planejamento o servidor municipal Fernando Pereira Castilho e para a Educação a professora Marta de Andrade Primo Mendes de Oliveira, coordenadora de gestão educacional.

SECRETÁRIA ADJUNTA
Nessa dança das cadeiras, Cidinha Trujillo deixa a assessoria de políticas governamentais da Sefin (Secretaria de Finanças) e assume a assessoria de secretaria; espécie de secretária adjunta da nova secretária Angela Maria Cordeiro Martins.

RICO HISTÓRICO
Maria Aparecida de Lima Trujillo tem um rico histórico de serviços prestado à administração municipal em diferentes gestões, como servidora concursada. Foi diretora do cadastro mobiliário e imobiliário; e coordenadora fiscal e tributária.

INCLUSÃO NO ATENDE
Está sancionada e promulgada lei de iniciativa da vereadora Nathália Gonzaga (PSDB), que assegura a Libras (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas com deficiência auditiva atendidas no Atende Prudente “Vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz”. 

FIGURAS HISTÓRICAS
Esta semana tem os registros das mortes há 42 anos do Coronel Miguel Brizola de Oliveira (1983-1982) em 23 de janeiro; e 34 anos do Comendador José Lemes Soares (1912-1990).

FATOS MARCANTES
O coronel comandante na Revolução Constitucionalista de 1932 tem seu nome perpetuado no Parque de Uso Múltiplo e o comendador fundador da Andorinha e ex-prefeito de Tupã no terminal rodoviário.

Publicidade

Veja também