Jardim São Gabriel recebe atendimentos e serviços gratuitos

Ações ofertadas por parceiros no bairro prudentino, ontem, estimularam o cuidado preventivo e melhor qualidade de vida

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 18/09/2016
Horário 10:56
 

 

Na manhã de ontem, das 8h ao meio-dia, a Fraternidade São Damião recebeu a 52ª Caravana da Saúde, promovida pela Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). A comunidade do Jardim São Gabriel e bairros vizinhos foi beneficiada com atendimentos gratuitos que estimulam o cuidado preventivo com a saúde e melhor qualidade de vida da população, como exames de diabetes, oftalmológico, ginecológico, avaliação postural e nutricional, aferição da pressão arterial, triagem e orientação na área de linguagem, voz e audição

Jornal O Imparcial Entre os exames oferecidos gratuitamente pela Caravana da Saúde está o oftalmológico

Além de recreação infantil (cama elástica, pula corda, desenho, pintura facial), massagem facial, corte de cabelo, orientações e incentivo à doação de órgãos, de combate ao Aedes aegypti, controle microbiológico da esponja de cozinha, higienização, entre outros temas.

De acordo com uma das organizadoras da Caravana da Saúde, Maria Eugênia Crivellaro Leandro, ao longo dessas edições, mais de 80 mil pessoas já foram atendidas em Presidente Prudente e em cidades da região, como Alfredo Marcondes, Pirapozinho, Santo Anastácio, Santo Expedito, Osvaldo Cruz, Presidente Bernardes e Presidente Epitácio. "Em Epitácio foi bastante especial, pois comemoramos a 50ª caravana. Até casamento e emissão de documentos fizemos durante a ação", expõe a organizadora, anunciando a próxima edição, que será no Jardim Morada do Sol, no dia 29 de outubro.

Os aposentados Paulino Cenedezi, 68 anos, e Manoel Mazini, 80 anos, motorista e comerciário, respectivamente, aproveitaram a iniciativa para ver como estava a saúde. "Comecei logo pelo exame de diabetes . Essas ações são muito boas, principalmente para quem já está velho e cansado de ficar andando muito", comenta brincando Manoel, um dos primeiros a chegar ao local.

 

Parceria saudável

De acordo com a professora e coordenadora do curso de extensão de Medicina, da Unoeste, Luciana Calvo, 51 anos, esse contato mais próximo com a população é muito importante para os estudantes, porque desenvolvem o lado social. E cabe à universidade oferecer isso a eles.

"Isso será a vida deles depois de graduados. Eles precisam entender e ver de perto que a população precisa e merece esse tipo de atitude, atenção. É um trabalho de retorno, tanto para a faculdade, quanto para nossos alunos", ressalta a coordenadora.

"Realmente essa atividade é muito interessante para o nosso crescimento. O contato direto com as pessoas nos faz valorizar o que somos e o que estamos nos esforçando para nos tornarmos: profissionais da saúde que as pessoas contarão não quando estão bem, mas quando precisarem de ajuda. Além de profissionalismo, é preciso ter sensibilidade", complementa a estudante de Farmácia, Beatriz Santos Alves, 19 anos.

Mais de 40 alunos dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Radiologia, Fonoaudiologia, Estética, Biologia Celular, Farmácia Bioquímica, entre outros, participaram da ação no Jardim São Gabriel.

 

 
Publicidade

Veja também