Joana D'arc assume Secretaria de Educação de Prudente

“Adotei 14 mil alunos e filhos”, diz a profissional, após aceitar o convite de Ed Thomas (PSB); parlamentar deixa cadeira do Legislativo

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 07/10/2021
Horário 18:54
Foto: Maycon Morano/AI da Câmara
Joana D’Arc é a nova titular da Secretaria de Educação de Prudente
Joana D’Arc é a nova titular da Secretaria de Educação de Prudente

“Adotei 14 mil alunos e filhos”. Será assim que Joana D'arc Patrício do Nascimento, eleita para o Legislativo de Presidente Prudente em 2020, pretende atuar à frente da Seduc (Secretaria Municipal de Educação). A parlamentar, eleita com 1.339 votos, deixa a casa de leis e assume a pasta antes comandada por Francisca Maria Chagas
A vereadora explica que o convite para ser secretária veio desde o início do governo do prefeito Ed Thomas (PSB), porém, como foi eleita vereadora, decidiu se dedicar exclusivamente às demandas da população de modo geral. Contudo, engajada em diversas ações educacionais, Joana destaca que chegou a frequentar 20 escolas prudentinas e, ao ver algumas dificuldades que vinham atravessando, aceitou definitivamente o convite do chefe do Executivo. 
“O prefeito me chamou e disse que a educação precisava de mim. Nesse meio tempo eu ouvi uma frase que me tocou muito e aflorou ainda mais a minha paixão pela educação: Você vai estar cuidando dos filhos dos seus ex-alunos”, pontua a profissional. 
Ao assumir a pasta, Joana D'arc diz que pretende trabalhar com alguns princípios básicos, como o amor, o diálogo, o foco e o trabalho. Será assim, inclusive, que ela reforçará o elo e interação entre pais, alunos, professores e todos os colaboradores que atuam direta ou indiretamente com a educação em Prudente. “Eu busco uma secretaria de paz, amor e união, e com o olhar voltado para nossas crianças”, enfatiza. 
Em fevereiro deste ano, o prefeito já havia indicado a vereadora, do mesmo partido, como líder do governo na Câmara Municipal. A indicação do chefe do Executivo, feita por meio de ofício, foi lida durante a sessão ordinária na casa de leis.

Saída do Legislativo

De acordo com o Departamento de Comunicação da Câmara, o presidente da casa, Demerson Dias (PSB), participou da reunião em que o prefeito Ed Thomas (PSB) confirmou o convite já aceito pela parlamentar. Também estava presente o vereador Ivan Itamar, que é o outro integrante da sigla na Câmara.
“Quando for oficializado por meio de decreto, o afastamento é automático, já que está previsto na Lei Orgânica do Município”, enfatizou o departamento. “Ao ser oficializada a nomeação, a Câmara Municipal solicita a lista de suplentes junto ao Cartório Eleitoral na cidade, para convocar o primeiro suplente”, acrescentou. 
O primeiro suplente, segundo o sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), corresponde a Anderson Silva (PSB), que conquistou 1.160 votos nas urnas. 

Trabalho na educação

Conforme histórico da Câmara de Presidente Prudente, Joana D’arc Patrício do Nascimento (PSB) foi eleita para seu primeiro mandato nas eleições de 2020, com 1.339 votos. Natural de Mauriti, Ceará, Joana D’arc nasceu no dia 31 de janeiro, filha de José Patrício do Nascimento e Rita Vieira do Nascimento. 
Foi professora da rede pública desde 1977 na Escola Estadual Cleofano Mota, de Taciba; nas escolas Nirma Jorge, no IE Fernando Costa e Arruda Melo, em Prudente, até 1989; e também na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), de 1977 até 1986.
Prestou concurso para diretor de escola no ano de 1988, assumindo em 1990 a Escola Clotilde Veiga de Barros, em Prudente, por nove anos. Depois, por meio de remoção, foi para a Escola Monsenhor Sarrion, onde permaneceu até 7 de outubro de 2020, quando se aposentou. 
Em 2015, recebeu o título de Cidadã Prudentina pela casa de leis.

SAIBA MAIS

Após polêmica, Sonaira Fortunato pede exoneração do cargo de secretária da Seduc

Publicidade

Veja também