Jogar para baixo

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 16/11/2025
Horário 04:24

Prudente tem déficit de árvores com copas formadas, cuja existência em 2014 era estimada em 12% e precisava alcançar 20% para equilibrar a umidade do microclima, proporcionando temperatura mais baixa; estimada em até 5% para menos. 

VISANDO RETOMAR
São informações do vereador Dr. Enio Perrone (PSD) que, em recente pronunciamento na tribuna de Câmara, fez apelo aos colegas da 19ª legislatura para contribuírem com a retomada do projeto de arborização e educação ambiental Prudente Mais Verde. 

TOTALMENTE GENTIL
Por sua natureza e educação de gentleman, focou em restabelecer o projeto e até poderia – no entendimento do Plantão – cobrar o cumprimento da Lei 8.541, de 2014, sancionada pelo prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep), em 2ª gestão.  

OUVIDO DO POVO
Ao dizer que vereador é o ouvido do povo, o autor do projeto disse que a ideia surgiu na consulta a um de seus pacientes, o ambientalista Eber José Soragi, o São Francisco das árvores, que lhe contou que Prudente só tinha 12% de copas de árvores funcionando.

BARREIRA NATURAL
As copas funcionam como barreira natural que reduz a evaporação e cria um microclima úmido e equilibrado. Prudente teria que ter no mínimo de 18% a 20% e para isso precisaria plantar 150 mil mudas de árvores no espaço urbano.

PRUDENTE MAIS VERDE
Com esta e outras informações, juntamente com a sua assessoria, o Dr. Enio elaborou o projeto Prudente Mais Verde, aprovado pela Câmara e transformado em lei com nove artigos e competência de execução da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente).

PROGRAMA MUNICIPAL
A lei instituiu o Programa Municipal de Arborização Urbana, cujas ações estão voltadas à mobilização da sociedade, cabendo ao município iniciativas de incentivo à população e celebrar convênios com entidades públicas e privadas. 

PRIMEIRO PLANTIO
A 1ª ação do programa ocorreu no dia 2 de junho de 2014, com o plantio de 5 mil mudas de árvores à margem do fundo de vale do Córrego Saltinho, no Jardim Cambuy, com as participações de atiradores do Tiro de Guerra, escoteiros e alunos do Colégio Criarte.  

NOVO PLANTIO
Também participaram do 1º plantio lideranças comunitárias; no espaço entre as ruas Frederico Khun Filho, ao lado da Cremone Honda, e Tatuzo Aoki, ao lado da Força & Luz. No mesmo local e ano, em 21 de setembro foram plantadas 300 mudas de pau-brasil.

PLANTIO RECORDE
Aconteceram outros plantios, incluindo o possível recorde estadual de plantar num só dia 10 mil mudas, que foi no Parque Ecológico Cidade da Criança; mas as capivaras acabaram comendo boa parte.

ESPAÇOS VAZIOS
O programa da lei em vigor estabelece espaços vazios como locais para os plantios, visando plantar miniflorestas. Portanto, não é plantio em calçadas. O que se sabe é que os serviços em áreas de roçagem em Prudente são em 8 milhões de metros quadrados.

POUCOS RECURSOS
Conforme o Dr. Enio, em conversa com o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, sobre os poucos recursos em equipamentos e da falta de recursos financeiros para a produção e mudas e plantios em grande quantidade.

EM PLANEJAMENTO
Então, está sendo feito planejamento para a retomada do projeto, visando levantar as áreas e dimensionar os espaços para plantios e a quantidade de mudas; e daí apurar o valor financeiro e ir em busca de recursos junto aos governos estadual e federal.  
 
BUSCA DE APOIO
Para realizar o planejamento, buscou o apoio do geógrafo e pesquisador Dr. Antonio Cezar Leal, da Unesp. O repórter do Plantão perguntou ao secretário como tem sido a conversação e o que a Semea pode fazer. Portella disse estar atendendo os plantios. 

MEDIDAS TOMADAS
Portella contou que está organizando o horto para aumentar a quantidade de produção de mudas, para fazer frente ao projeto. Outra medida é a licitação para compra de mudas, com recursos recebidos de compensações ambientais.

ABRAÇO AO PROJETO
O gestor da Semea disse que tem ocorrido mobilização da população em alguns plantios, como o do próximo dia 18, no Parque Higienópolis, e para apoiar o projeto de iniciativa do Dr. Enio, junto com os demais vereadores, por uma Prudente Mais Verde.

CERTA RESISTÊNCIA
Com documento assinado pelo ex-presidente da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), o prudentino Marco Arce (1941-2022), houve a doação de 150 mil mudas e teve certa resistência em buscar bem minudas, em tubetes. 

QUER RESTABELECER
Agora, o Dr. Enio está empenhado em ver se consegue restabelecer a doação e para isso buscou o apoio do ex-gerente da Cesp, o também prudentino Claudio Luiz Peretti, atual diretor administrativo da Prudenco. 

PLANTAR E CUIDAR
No recente pronunciamento na tribuna da Câmara, houve a citação de 100 mil mudas e reforçada a proposta de plantar e cuidar. Quando planta e não cuida, geralmente a maioria das mudas morre.

OLHO NO RETROVISOR
O Dr. Enio contou ao Plantão que a maioria das árvores urbanas mais antigas de Prudente foi plantada de 1960 a 1963 na gestão do prefeito Luiz Ferraz de Sampaio (1902-1993), que também era médico e, por essa ação, era ironizado como “florzinha”. 

BELA SACADA
O vereador Babu da Cohab (PP) irá propor a concessão do título de Cidadão Prudentino ao secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, pelas relevantes contribuições prestadas a Presidente Prudente.

BREVE PERFIL
Natural de São Paulo, o economista e engenheiro civil Kassab foi deputado federal; vice-prefeito e prefeito de São Paulo; ministro das Cidades; e ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Cedida 

Plantio de 5 mil mudas de árvores em 2 de junho de 2014, tendo ao fundo muro do Central Park

Homéro Ferreira 

Imagem atual, a partir da Avenida Luís Cezário, com as árvores e o muro do Central Park

Geraldo Gomes 

Dr. Ênio na tribuna da Câmara

Cedida

Secretário Kassab e o vereador Babu

Publicidade

Veja também