Jogos Abertos

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 17/07/2022
Horário 04:19

Prudente sediou recentemente a fase estadual dos Jomi (Jogos da Melhor Idade) e agora está sendo a fase estadual dos Jogos Regionais da Juventude, com a pretensão de em breve voltar a sediar os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”.

EM 2023 OU 2024
O Plantão conversou sobre o assunto com o prefeito Ed Thomas (PSB), que confirmou o real interesse de se candidatar a ser a sede dos Jogos Abertos para o ano que vem ou no último no do seu atual mandato: 2024.

NOME DO CRIADOR
Antes, a maior competição poliesportiva da América Latina era chamada de Jogos Abertos do Interior, mas acabou ganhando o nome do seu criador, que promoveu a primeira edição em 1936, na cidade de Monte Alto.

ESTÃO DE VOLTA
Suspenso nos últimos dois anos por causa da pandemia do coronavírus, os Jogos Abertos voltarão a ser realizados neste ano, no período de 3 a 15 de outubro em São Sebastião, na região norte do litoral paulista.

VISTORIA TÉCNICA
Os Jogos seriam em Sorocaba pela 5ª vez, mas a vistoria da Coordenadoria Estadual de Esporte e Lazer reprovou três das principais praças esportivas da cidade. Então, a 84ª edição, com 28 modalidades e 15 mil atletas, foi transferida para São Sebastião.

PLENAS CONDIÇÕES
Ed Thomas disse ao Plantão que o seu entendimento é de que Presidente Prudente tem plenas condições, tanto pela qualidade quanto pela quantidade de praças esportivas que estão, inclusive, passando por reformas, seguindo um cronograma. 

UMA NOVA PISTA
Além das praças esportivas do município e dentre os espaços cedidos por parceiros está a pista de atletismo do campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista), para a qual Ed Thomas conseguiu recursos junto ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e está sendo feita total remodelação.

TROCA DE GESTÃO
Pista construída para os Jogos Abertos de 1980, em sua 45ª edição. Era da Prefeitura e passou para o Estado quando a Unesp encampou o Imespp (Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente).

ÚLTIMOS ANOS
O prefeito da época era Paulo Constantino e 1980 foi ano de encerramento do seu 1º mandato. Voltou a ser prefeito e em 1992 a cidade sediou a 56ª edição dos Jogos Abertos, também no último ano de mandato.

FIGURA DE PESO
Dentre os gestores esportivos de grande expressão, em 1980 Antônio de Figueiredo Feitosa esteve envolvido como dirigente e em 1992 foi convidado como locutor oficial do cerimonial de abertura no Estádio Prudentão.

ALTÍSSIMO NIVEL
Como consultor e gestor esportivo, Feitosa esteve até recentemente vinculado à CBA (Confederação Brasileira de Atletismo) e, nessa condição, atuou nos Jogos Olímpicos e Paralímpícos no Brasil, em 2016, no Rio de Janeiro. 

ALÉM DO HORIZONTE
Além de manter o esporte local que tem histórico em revelação de talentos, o prefeito Ed Thomas contou ao Plantão que sediar competições estaduais serve de espelho para estimular novos talentos e de ampliação da visibilidade do nome de Prudente.

Publicidade

Veja também