Jogos Abertos do Interior: que se abram as cortinas novamente...

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 07/02/2024
Horário 04:30

Acreditamos que naturalmente atrás dos bastidores as coisas caminham dentro das possiblidades, e que entendemos perfeitamente o que precisa ser feito. Um trabalho árduo e preciso, junto a um grupo que se prontificou a fazer as coisas acontecerem dentro de um prazo vigente. Foi dada a largada! Não tem mais volta! Os Jogos Abertos do Interior de 2024 em Presidente Prudente já estão inseridos como o local definido, e já na projeção para 2025. Precisamos juntos fazer o congraçamento de que o esporte vivenciado e praticado na capital da alta sorocabana vem para somar, conciliar, resgatar, rejuvenescer, criar vínculos e predestinar mais um crescimento e desenvolvimento de toda uma região.  
E fica a reflexão: Qual o interesse de uma população que está prestes a vivenciar novamente um dos eventos esportivos gigantes do interior? Que predominância de compatibilidade essa nossa comunidade precisa para que sua presença seja marcante em grande parte dos ambientes esportivos? Teremos uma comunidade proativa, prestativa e presencial durante todo o período de Jogos Abertos em nossa cidade? Teremos a presença efetiva de grande parte de nossos contribuintes escolares, professorados, empresariais, formadores de opinião esportiva ou não? O que expor para sensibilizá-los, para que suas vibrações em grande parte possam fazer com que nossos atletas sejam impulsionados pelos seus resultados e sonhos? Precisamos sentir e criar essa sinergia desde já!
Penso e quem sabe, sermos determinantes em atos públicos esportivos em todas as localidades de nossa cidade e região. Onde as escolas, o comércio, as empresas, as instituições, clubes e tantas outras organizações ou não, que possam se despir de maneira muito salutar, e levantar essa bandeira! De que aqui, o esporte pode e assim acontece. Serem vibrantes em suas manifestações, se apoderando de uma causa, onde grandes atletas que por aqui já vieram e possam vir. 
E com o início de fevereiro e volta às aulas, como sugestão, sejamos mais enfáticos e criativos nas ações temáticas: criem suas feiras de ciência do esporte nas escolas! Fortaleçam uma simbologia esportiva nas empresas! Decorem de maneira alusiva o comércio e instituições! Presenteiem a cidade de Presidente Prudente. Precisamos respirar novamente o que o esporte nos proporciona como ferramenta de educação. Que seja de incumbência do município o start, mas uma sociedade íntegra é peça fundamental nesse processo de evolução esportiva. Aqui, podemos considerar, pois continua sendo um grande celeiro de talentos em várias áreas, e o esporte é um deles. 
Hoje, Presidente Prudente, sem nenhuma falsa modéstia, já se tornou e continua sendo uma vitrine de um grande palco de vários eventos e predestinação de sonhos futuros. Mas precisamos de maneira muito peculiar, leal e justa, mesmo que não estejamos na mesma vibração, procurar fazer o nosso melhor. Penso que a nossa mídia, escrita, televisiva, falada etc. em todos os segmentos, fazer uma reconstrução do que foi o esporte, mas se concentrar verdadeiramente no hoje, no que possa somar num processo de construção futura... Aí sim, podemos considerar que todos possam vir, pois serão recebidos de “braços abertos”!  
 

Publicidade

Veja também