Jorge Parraga é demitido e China assume Grêmio

China comanda seu primeiro trabalho no novo clube, a partir das 8h30.

Esportes - Jean Ramalho

Data 02/08/2013
Horário 13:10
 

Após dez partidas à frente do Grêmio Prudente no Paulista da Segunda Divisão deste ano, onde conquistou cinco vitórias, três empates e duas derrotas, o técnico Jorge Parraga não resistiu à série de dois jogos sem vencer nesta segunda fase da competição e foi demitido na manhã de ontem. Em seu lugar a diretoria gremista anunciou Rogério Ferreira Pinto, China, que se desligou do Araçatuba, equipe da qual o time prudentino empatou em 1 a 1 na noite de anteontem, em jogo válido pela segunda rodada da fase 2 – grupo 10.

Jornal O Imparcial China conversa com o presidente gremista no CFA, ontem

No comando do Grêmio desde junho de 2012, quando substituiu Jorge Saran, o gaúcho Jorge Parraga completaria nos próximos dias 14 meses como treinador do clube. Por sua vez, China assumiu o Canário no dia 1º de junho deste ano, e no dia seguinte, já comandou o time araçatubense que venceu o Ilha Solteira por 3 a 0, dentro de casa, em partida válida pela sexta rodada da primeira fase – grupo 1.

Goleado pela Internacional, de Bebedouro, por 4 a 1, no primeiro compromisso da segunda fase, o Grêmio Prudente chegou para a partida de anteontem ante o ex-clube de China, ocupando a última colocação do grupo 10, com nenhum ponto conquistado e um saldo de três gols negativos. Desta maneira, o empate ao final do confronto foi a gota d’água que culminou com a queda de Parraga na manhã de ontem.

"Após o jogo de ontem a diretoria teve uma reunião e decidiu pela demissão do treinador. Questionar o currículo do Parraga seria uma hipocrisia, foi vitorioso como jogador, treinou grandes clubes em sua carreira, foi campeão dessa divisão em outra oportunidade. Mas enfim, tomamos a decisão, e agora é olhar para frente e tentar, com a chegada de outro profissional, conseguir os pontos necessários para a gente atingir o nosso objetivo, que é chegar à terceira fase do campeonato", confirmou o presidente gremista, Breno Luis Erbella Casari, em entrevista coletiva concedida na tarde de ontem, no Centro de Formação de Atletas (CFA) Flávio Araújo, no Jardim Everest.

 

Palavra do presidente


Restando quatro rodadas para o término da segunda fase da Segundona, o clube gremista se encontra em último lugar da chave, atrás justamente do Araçatuba, ambos com uma derrota e um empate, e apenas um ponto ganho, campanhas parecidas, que não impediram a diretoria de tomar a decisão pela demissão de Parraga.

"Todo clube busca resultados. Se for analisar pela primeira fase realmente fizemos um bom campeonato, se fosse olhar por ai não demitiríamos treinador nenhum, mas os dois jogos que tivemos na segunda fase os resultados não foram satisfatórios, então, a diretoria decidiu que a demissão seria o melhor caminho, apesar do nosso respeito e admiração pelo Parraga", reforçou Casari.

Questionado sobre uma possível precipitação por parte da diretoria com relação à decisão, haja vista que no domingo pela manhã o time terá pela frente um duelo decisivo ante o Paulistinha, de São Carlos, dentro de casa, o mandatário do clube revelou que o objetivo da mudança é dar um novo ânimo ao elenco. "Uma nova derrota no domingo poderia nos causar uma desclassificação muito precoce. Então, preferíamos dar esse novo fôlego. O Parraga é um grande profissional, que trabalha desde a hora que acorda até a hora que dorme, que abraçou o projeto do clube, mas no momento optamos pela saída do treinador", afirmou.

 

Novo comandante


Com dois meses em Araçatuba, China traz em seu currículo o título da Segundona de 2012 e o acesso do Votuporanguense para Série A-3 deste ano; e um vice-campeão em 2008 e que levou o próprio Araçatuba à Série A-3 de 2009; além da recente permanência na A-3 com o Grêmio Novorizontino.

Pela Segundona deste ano, o treinador defendeu o Tupã nas primeiras rodadas da primeira fase e agora chega no Grêmio com o estigma de "salvador da pátria". "O China chega hoje , então, ainda teremos uma conversa para acertar as clausulas contratuais. Mas é um treinador que tem um ótimo retrospecto nesse campeonato e esperamos bons resultados para os próximos compromissos", disse Casari.

Apresentado para o elenco ainda ontem no final da tarde, após o treinamento comandado pelo auxiliar técnico Juliano Gerlin e pelo preparador físico Leonardo da Silva Iparraguirre – filho de Parraga e que continua no clube –, China chegou elogiando o elenco e a estrutura da nova equipe. "As expectativas são boas. O Grêmio Prudente tem uma estrutura, uma condição e um momento melhor que o Araçatuba. Chego para buscar a classificação e o acesso com o time", afirmou o técnico. Na manhã de hoje, no Estádio Caetano Peretti, China comanda seu primeiro trabalho no novo clube, a partir das 8h30.

 

 

SAIBA MAIS

DE SAÍDA


Aparentemente triste e abatido com a demissão, Parraga se disse extremamente agradecido ao período que esteve em Presidente Prudente e citou que agora pretende tirar alguns dias de folga para decidir seu futuro na carreira. "Infelizmente decidiram mudar, de repente o próximo treinador consiga o acesso, apesar de que eu acredito que conseguiria. Mas plantamos a semente aqui, que com certeza vai gerar frutos futuramente. Saio com a cabeça erguida assim como cheguei, porém, triste, pois eu esperava fazer mais aqui. Me adaptei a cidade ao clube, mas futebol é assim", lamentou o agora ex-técnico do Grêmio, Jorge Parraga.

Publicidade

Veja também