Jornada debateu atualidades em Obstetrícia e Ginecologia

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 16/11/2018
Horário 08:45

Médicos que dão assistência à saúde da mulher na região de Prudente estiveram reunidos na II Jornada de Obstetrícia e Ginecologia e I Encontro de Ex-Residentes de GO, realizada pela Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), dias 9 e 10 de novembro, no Terra Parque Eco Resort.

A presidente da Sogesp, Rossana Pulcineli Viera Francisco, falou da importância de um bom diagnostico nas urgências hipertensivas. “A hipertensão tem sido a primeira causa de morte materna, precisamos saber da nossa paciente, o que ela tem, se é hipertensão crônica, pré-eclâmpsia ou hipertensão gestacional”, destacou a Professora da Disciplina de Obstetrícia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP e Diretora da Divisão de Obstetrícia do Hospital Universitário USP.

Rosiane Mattar, professora titular do departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina e coordenadora científica de Obstetrícia da Sogesp e Presidente da Comissão de gestação de alto risco da Febrasco, discorreu na jornada sobre o Diabetes gestacional. “Hoje as mulheres engravidam mais tarde, estão mais obesas e o diabetes é importante porque pode ser muito grave para a criança. O recém-nascido pode nascer prematuro”, explicou.

O ginecologista e obstetra Waldir Pereira Modotti, relatou artigos científicos onde a endometriose afeta 15% das mulheres em idade fértil.

A médica Helaine Maria Besteti Milanez discorreu sobre o diagnóstico de infecções e condutas e falou sobre a sífilis. “No Brasil, mais de 2 milhões de gestantes são afetadas anualmente, 56% dos casos são no sudeste”, citou.

Nilva Gali, médica ginecologista e diretora da Unimed Prudente, falou sobre o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que o  Hospital Geral Iamada e a Unimed assinaram que  trata sobre o atendimento às gestantes - perante o MP. “Com o TAC, o hospital se comprometeu a manter uma escala de plantões de médicos obstetras para atender os usuários da Unimed, dentro da cobertura assegurada pela cooperativa Unimed, sem qualquer custo”, explicou Galli.

Bom dia

Os obstáculos o mantém forte.

As mágoas o mantém humano.

Os choques o mantém humilde.

Anzol

Presidente Epitácio recebe pescadores de todo país, no Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré, de 23 a 25 de novembro.

Em Seul

O urologista Felipe de Paula, diretor clínico do Hospital do Câncer de Presidente Prudente esteve no 38o. Congresso Internacional de Urologia realizado em Outubro na Coreia do Sul (Seul). Representando o LARCG (Latin American Renal Cancer Group), falou em nome do AC Camargo e do HRCPP. Apresentou projetos desenvolvidos e fechou futuras parcerias de pesquisa sobre o câncer de rim com o grupo asiático.

Segurança

Agora Policiais Militares garantem a segurança do Parque Ecológico São Lucas/ São Matheus 24 horas por dia. A estratégia é para conter os constantes atos de vandalismo praticados no local, sobretudo com o furto de fios e cabos que alimentam os postes de iluminação.

Árvore do bem

Doações de cadeiras de rodas, que serão repassadas para as entidades sociais de Prudente poderão ser feitas de 3 de dezembro a 3 de janeiro, na “Arvore do Bem”, no Parque do Povo. A campanha do Fundo Social de Solidariedade e da Prefeitura também pedirá outros itens de acessibilidade, como cadeira de banho, bengalas, muletas, entre outros, que serão repassados a entidades como Unipode, Carim e Projeto Carona, entre outros.

TPM

Uma em cada 10 brasileiras reclama da tensão pré-menstrual, de acordo com pesquisa da Universidade de Campinas.

Natal

Para a semana especial de Natal, no dia 21 de dezembro, às 20h30, o Terra Parque Eco Resort recebe o cantor Ricardo Bombarda. Ele é conhecido pela sua versatilidade musical e vocal, imitando vários timbres de vozes masculina e feminina, de vários artistas do Brasil e do mundo. Repertório variado de ritmos, com mais de 20 anos de sucesso por todo o Brasil. Ele apresentará um show especial, onde ele entra vestido de vários personagens, como Zorro, Charles Chaplin e até Imigrante Italiano. O Terra Parque já está recebendo reservas para sua noite de Natal, pelo WhatsApp: (18) 98148-0079, por telefone fixo (18) 3902-6015 ou pelo email  terraparque@terraparque.com.br.

Parabéns!!!

Este ano o Colégio Átomo comemora 18 anos de ensino na nossa cidade. Parabéns aos diretores, professores e funcionários!!!

Anotem

O Uol listou sete motivos que levam as pessoas a sair de grupos de whatsapp. São eles: o bom dia que todo mundo resolve dar no início da manhã, as correntes de oração, troca de propaganda política, fake news a toda hora, áudios gigantes, e cobrança do seu silêncio.

F1-NOS BOXES A empresária prudentina, Taisa Nelli Collins, e o jornalista Tiago Rodrigues, acompanharam o GP Brasil 1 no último domingo, do lado de dentro dos boxes. Ela já percorre o espetáculo da principal categoria automobilística ao redor do mundo. E curtindo férias da telinha, o apresentador de TV Tiago Rodrigues pode acompanhar pela primeira vez os bastidores das escuderias, desde sexta-feira, até o pódio no domingo. 

ATRAÇÃO O cantor Ricardo Bombarda abrilhantará a noite de Natal no Terra Parque Eco Resort

ATUAÇÃO O urologista Felipe de Paula, diretor clínico do Hospital do Câncer de Presidente Prudente apresentou trabalho no 38º Congresso Internacional de Urologia, na Coréia do Sul

PEDINDO SOCORRO A copa frondosa da figueira centenária do Parque de Uso Múltiplo já foi mais imponente. Sufocada pela calçada e agressões, a árvore apresenta galhos secos e a cada dia perde seu esplendor. Algo precisa ser feito, urgente!

Foto: Iracema Beatriz de Alencar

 

HOMENAGEM

JORNADA REVERENCIA MÉDICO SIZUVO IAMADA

Durante a II Jornada de Obstetrícia e Ginecologia e I Encontro de Ex-Residentes de GO de Presidente Prudente e Região no Terra Parque Eco Resort, foi homenageado o médico Sizuvo Iamada, fundador do Hospital e Maternidade  Iamada.

“Um visionário, que contribuiu para o progresso de Presidente Prudente”, apontou o colega José Renato Tosello.

Sizuvo Iamada inaugurou a Maternidade Iamada em 1976. Casado com Muriel Oliveira Iamada, teve três filhos:  Shemara Iamada, Neiw Iamada e Roxane Iamada. Em 1984 a sociedade composta pelo doutor Iamada, José Máximo Volpon, José Renato Tosello, Joaquim Siqueira e Osmar Marchiotto tornou-se um hospital geral com infraestrutura necessária e excelência no atendimento.

 

RAPIDINHAS

...

Depois que a moda pegou, não volta mais atrás. O pé de arruda, que sempre foi privilégio das benzedeiras de plantão, agora está virando decoração floral.

...

A festa não pode parar! Por isso a edição Mode On está de volta para agitar pista de dança da boatinha do Tênis Clube.

...

A balada Mode On ocorre neste sábado, 17 de novembro, a partir das 21h, aberta para sócios e não sócios.

...

DJ Aquiles vai comandar o som pra não deixar ninguém parado.

...

Ponto final: Sejamos gentis e generosos uns com os outros e com certeza seremos felizes.

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também