Jornada Espacial

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 26/10/2023
Horário 03:33

O aluno Rafael Lourençon Garcia Ribeiro, da Escola Estadual Prof. José Edson Moysés, de Irapuru, participou da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), tendo conquistado medalha de ouro. Com isso foi convocado para participar das Seletivas para Olimpíadas Internacionais, com possibilidade de representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais OLAA e IOAA 2024 e o convite para 19ª Jornada Espacial, na cidade de São José dos Campos (SP), no período de 19 a 25 de novembro. Inclui na programação visitas ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ao MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) e ao ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), além de palestras com especialistas em foguetes, satélites, astronomia, oficinas de foguetes e de astronomia. “Tais conquistas ressaltam o potencial do aluno, destacando-se nacionalmente”, diz a direção da escola. 

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA
A AEAANAP (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista), a partir de fomento financeiro do Crea-SP (Conselho Regional de Engenha ria e Agronomia do Estado de São Paulo), entregou a nova estação meteorológica instalada em Adamantina. De acordo com a Associação dos Engenheiros e o Crea-SP, a nova estação meteorológica instalada em Adamantina visa oferecer informações atualizadas do clima aos profissionais de classe, como os agrônomos, que terão informações para decisões mais assertivas, além de colaborar com a comunidade em geral, já que o poder público poderá atuar de modo preventivo.

FEIRA DO EMPREENDEDOR
Na semana passada, Irapuru esteve presente na Feira do Empreendedor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A edição de 2023 foi realizada no São Paulo Expo, um dos mais modernos locais para eventos do país. A viagem foi organizada pelo Sebrae com supervisão no local da agente de desenvolvimento do Sebrae do município de Irapuru, Rose Iwashita, com apoio da Prefeitura e da agente do Sebrae Aqui de Flora Rica, Camila de Jesus. Graças aos esforços dos organizadores, foi possível para 32 empreendedores de Irapuru, Flora Rica e Pacaembu participarem da Feira do Empreendedor.  

NOVA PARÓQUIA
Dom Luiz Antônio Cipolini, bispo diocesano de Marília, comunicou oficialmente à comunidade católica dracenense que, na reunião do Conselho de Presbíteros, depois das devidas consultas, foi criada a Paróquia Santo Antônio de Santana Galvão naquele município, que estará sob a responsabilidade e administração dos padres Orionitas. A Nova Paróquia será composta pelas comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora das Graças e Frei Galvão (matriz e sede da nova paróquia). A ereção canônica (inauguração/fundação) da nova paróquia será no dia 31 de outubro, a pedido do bispo.

ATLETISMO
Osvaldo Cruz recebeu com muita festa pelas suas ruas e depois na Escola Getúlio Vargas a atleta Laura Fernanda Meira, que foi vice-campeã brasileira de Atletismo no final de semana passado em Recife (Pernambuco). Laura Fernanda disputou o Campeonato Brasileiro Interclubes e ganhou duas medalhas: vice-campeã brasileira sub-16 na prova do salto triplo e 3ª melhor marca do Brasil no salto em distância. Além dessas conquistas este ano, Laura foi vice-campeã mundial dos Jogos Escolares disputados no Rio de Janeiro.  

ABELHAS
Sérgio Hilário Teixeira, 70 anos, morreu na noite de quinta-feira (19), após ser atacado por abelhas em uma propriedade rural de Osvaldo Cruz. A vítima foi atacada por um enxame de abelhas e saiu correndo para sua casa pedindo ajuda. Foi socorrido pela sua irmã até a Santa Casa, onde já chegou sem vida. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal), em Adamantina, e o caso encaminhado à Polícia Civil do município. 

FILOSOFANDO EM TROVAS
Dois verbos que neste mundo
Nós devemos conjugar,
Um é o verbo da humildade
E o outro é o verbo amar.
                                                       (José Costa)

Publicidade

Veja também