Jornada menor

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 07/08/2021
Horário 03:55

O presidente da Câmara Municipal de Prudente, Demerson Dias (PSB), mais conhecido como Demerson da Saúde, está empenhado em conseguir junto ao prefeito Ed Thomas (PSB) a redução da jornada de trabalho dos psicólogos de 40 para 30 horas semanais.

PROJETO DE LEI
A proposta indica projeto de lei complementar como ferramenta para que a jornada dos os profissionais que atuam nas mais várias áreas da administração seja reduzida de oito para seis horas o trabalho diário. O vereador elenca alguns motivos para que isso ocorra.

DEBATE NO SENADO
Em requerimento a ser apreciado e votado pelos seus pares, Demerson da Saúde diz que a tendência nacional prioriza a redução da jornada dos psicólogos, conforme projeto que tramita no Senado em defesa das 30 horas por semana.

MAIS DE 10 ANOS
Outro argumento é sustentando o fato que desde o Congresso Nacional de Psicologia em 2007, mediante um conjunto de estudos sobre o assunto, vem sendo defendida a jornada de 30 horas semanais para o exercício da profissão.

REDUZIR IMPACTOS
O Conselho Federal de Psicologia afirma que a redução da jornada de trabalho é importante para a preservação da saúde mental e psíquica do profissional, devido aos impactos decorrentes dos serviços prestados. 

TEM PRECEDENTE
O vereador argumenta que outros profissionais da área de saúde têm jornadas de 30 horas semanais sem causar qualquer prejuízo à população assistida. São citados os assistentes sociais, dentistas, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

TESTE DE EFICIÊNCIA
Por fim, Demerson da Saúde cita experimento de três meses feitos pelo Poder executivo municipal em 1999, no qual foi constatada a eficiência dos serviços com jornada reduzida para algumas profissões da área de saúde que passaram a ter o benefício.

CONTAS APROVADAS
A prestação de contas das candidaturas do engenheiro Laércio Alcântara para prefeito e do bancário Marcos Vinha para vice-prefeito, ambos pelo DEM, não apresentou qualquer improbidade ou irregularidade. Portanto, foi aprovada pela Justiça Eleitoral.

PARA O ARQUIVO
O Ministério Público Eleitoral, após análise técnica, opinou pela aprovação das contas cujo resultado foi divulgado esta semana pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), com os autos remetidos ao arquivo pelo juiz eleitoral Michel Feres.
  
COLETA DE ENTULHO
A vereadora Professora Joana D´Arc (PSB), em atenção a moradores de bairros, solicita da administração municipal a criação de canal de comunicação para informar os itinerários dos caminhões da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) que fazem coletas de entulhos.

FALTA INFORMAÇÃO
Conforme requerimento elaborado pela vereadora, a ser apreciado e votado na sessão ordinária da próxima segunda-feira, não existe sistema com tais informações para que moradores possam programar o descarte de entulhos. 

TEMPO DE SUGERIR
Moradores de Prudente têm até a próxima terça-feira (10) a oportunidade de enviar sugestões para serem apreciadas e incluídas nos debates do 8º Conferência Municipal da Saúde, que será realizado no dia 26 deste mês, das 7h30 às 14h30; com participação on-line.

Publicidade

Veja também