Jornalista prudentino atua na comunicação de política pública nacional de inclusão digital

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/11/2025
Horário 07:18
Foto: Divulgação
Jornalista Cristiano Machado já chefiou comunicação de órgãos no Tocantins  
Jornalista Cristiano Machado já chefiou comunicação de órgãos no Tocantins  

O jornalista prudentino Cristiano Machado, 48 anos, está, atualmente, na comunicação de Programa Nacional de Inclusão Digital. Trata-se de uma política pública do governo federal, por meio do Ministério das Comunicações e Anatel, que possibilita a entrega, gratuitamente, de novas antenas parabólicas digitais. O profissional mantém uma coluna semanal neste jornal, a Oeste Agropecuário.

No Tocantins, onde reside, são 44 cidades beneficiadas. Ao todo, 41 mil famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) estão aptas a receber o produto. “Esta iniciativa vai além da inclusão digital. O programa tem um profundo e eficiente conceito de inclusão social, ou seja, a partir do momento que essas famílias têm a possibilidade de acessar informação, opção de entretenimento e lazer, sendo incluída também em um mundo diverso”, explica.

O programa foi viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.

Carreira

No Tocantins desde 2009, Cristiano Machado foi presidente da Agência Tocantinense de Notícias do Estado; chefe da comunicação do Tribunal Regional Eleitoral; diretor de comunicação da Câmara Municipal de Palmas; superintendente de comunicação da Prefeitura de Palmas; além de assessor de imprensa no Tribunal de Justiça do Estado, e Assembleia Legislativa do Estado. Mantém o portal de notícias Norte Agropecuário, programas de rádio e televisão.

Publicidade

Veja também