Jornalistas lançam livro infantil para crianças que dão trabalho na hora de ir para a cama

“O Menino que Não Queria Dormir” é a primeira publicação de Luís Fernando Manzoli e Lucas Lourenço

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 28/02/2021
Horário 17:46

Os jornalistas Luís Fernando Manzoli e Lucas Lourenço acabam de lançar o livro infantil "O Menino que Não Queria Dormir", baseado nas experiências da dupla com seus filhos e sobrinhos na hora de ir para a cama. Manzoli, responsável pela história, é de Presidente Prudente e atualmente vive em Campinas. Lourenço, o ilustrador, nasceu e mora em Martinópolis.
Foi de Manzoli a ideia do livro. Ele é pai de três meninos - os gêmeos Pedro Henrique e João Guilherme, de 7 anos, e Francisco, de 3 anos. "A maior inspiração veio do Pedro. Ele sempre enrolou para dormir, mesmo quando era bem bebezinho. Mas a obra tem características de cada um dos três", afirma.
O livro conta a história de Guido e suas estratégias para driblar os pais na hora de dormir. No fim, ele acaba aprendendo uma importante lição a respeito da importância de se fazer tudo ao seu tempo.
"As crianças associam o ato de dormir a algo improdutivo. Elas gostam de estar acordadas, brincando, interagindo, até o limite. No livro a gente tenta mostrar que tudo isso é importante, mas que dormir também faz parte duma rotina saudável – e pode ainda ser bem interessante", resume Manzoli.
O livro foi escrito antes da pandemia do coronavírus. De lá para cá, será que a situação piorou? "Que atire a primeira pedra quem não tem sofrido com as crianças passando mais tempo em casa", diz Lourenço, tio de Heloísa, com dois anos e meio, Raquel, recém-nascida e Laura, de três anos. "O importante é passar por tudo isso com o mínimo de estresse possível para crianças e adultos, respeitando os protocolos e se mantendo seguro", completa.

Parceria de longa data

Manzoli e Lourenço se conheceram no início dos anos 2000, ainda na faculdade de jornalismo, na UEL (Universidade Estadual de Londrina). Os dois seguiram caminhos diferentes - Manzoli trabalhou por dois anos no jornal Oeste Notícias e, Lourenço, n'O Imparcial.
Em 2011, os dois se reencontraram no jornal Gazeta de Ribeirão, em Ribeirão Preto. E agora retomam a parceria de um jeito diferente. "Comecei a fazer desenhos de forma profissional e recebi o convite do Manzoli para este livro. Além de um grande amigo, gosto muito dos textos dele, sempre engraçados e espirituosos. Espero que venham outros", afirma Lourenço.
"Em um livro infantil as ilustrações são bem mais que um enfeite. Elas trazem vida para a história. O Lourenço tem muita sensibilidade e eu também espero que seja só o início de uma longa parceria", diz Manzoli.

Sobre os autores

Luís Fernando Manzoli é jornalista, tem 39 anos e três filhos. Atualmente é diretor de conteúdo da Like Leads, agência especializada em comunicação digital. Em 18 anos de carreira, atuou em diversos jornais e portais de notícia no interior paulista, entre eles o Oeste Notícias (Presidente Prudente), Rede Bom Dia (São José do Rio Preto e Jundiaí), Folha de S.Paulo (Ribeirão Preto), Gazeta de Ribeirão (Ribeirão Preto), Correio Popular (Campinas) e ACidade ON (Campinas) nos cargos de repórter e editor de diversas editorias. 
Lucas Lourenço é jornalista, tem 38 anos e três sobrinhas. Atualmente é ilustrador e artista plástico à frente do Estúdio LL. Também já atuou em jornais do interior de São Paulo – O Imparcial (Presidente Prudente), Diário da Região (São José do Rio Preto) e Gazeta de Ribeirão (Ribeirão Preto) – e na Outras Palavras Comunicação Empresarial (Ribeirão Preto).

Serviço
"O Menino que Não Queria Dormir"
Luís Fernando Manzoli e Lucas Lourenço
Editora Outras Palavras
14 páginas
Preço: R$ 14,90
Contatos: Instagram: @lfmanzoli e @lucaslofer; e-mails: lfmanzoli@gmail.com e lucaslofer@gmail.com ou WhatsApp (18) 99628-9427

Fotos: Divulgação


Lourenço, o ilustrador, nasceu e mora em Martinópolis


Foi de Manzoli a ideia do livro; ele é pai de três meninos

 


 

Publicidade

Veja também