Jovem de PP relata experiência de viver na Suécia

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 15/07/2017
Horário 14:53

Bom dia

Com uma vida tão curta, com uma fonte de energia tão pequena, é simplesmente estupidez desperdiçá-la com tristeza, raiva, ódio ou ciúme. Aproveite a vida com amor, aproveite-a fazendo algo criativo, com amizade, com meditação. Faça com sua energia algo que o eleve.

(OSHO)

 

História do Nelore 1

Estudioso da história do gado nelore no Brasil, amigo da coluna falava dia desses da contribuição da tradicional Fazenda Brumado, de Barretos, introdutora da raça no Brasil. Destacou o tradicional Leilão de Gado Nelore da Brumado, o mais antigo do país. O fundador – quem realmente começou a história do Nelore no Brasil - Rubico de Carvalho, já falecido, era cunhado de Antonio Renato Prata, expoente criador na região de Prudente.

 

História do Nelore 2

Em Presidente Prudente, uma placa rende homenagem ao legado de grandes criadores de nelore mocho como Antonio Cavalheiro, Geraldo Ribeiro de Souza, Hiroshi Yoshio, Farhan Buchalla, Zezito Aguiar, Francisco Jacintho da Silveira, Omar Cunha, Antonio Renato Prata, Alcides Ropelli, Domingos Ishii, João Vieira de Medeiros, Dalton Delfim e Ruy Moraes Terra, entre outros.

 

Cantinho da arte

O Cantinho da Arte, inaugurado pelo Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente comercializa peças decorativas, artísticas e artesanais que utilizam técnicas como a decupagem, colagem, arte portuguesa, entre outras que são aplicadas em madeira, tecidos, gesso, e objetos decorativos e utilitários. O espaço funciona na Avenida 11 de maio, 1.551, na antiga base da Polícia Militar, no Parque do Povo e está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As peças têm preços variados, a partir de R$ 10.

 

Prudente faz historia no atletismo mais uma vez

"É uma guerreira, e está de parabéns por sua entrega, desejo de lutar e vencer", destacou o técnico Inaldo Sena, sobre Giovana Rosalia, que ontem conquistou a Medalha de Bronze no Mundial de Atletismo, no Kenya. Ela também bateu o recorde brasileiro em 70 centésimos. Sena lembrou que Giovana se recupera de delicada cirurgia no joelho, feita pelo ortopedista Gabriel Quialheiro, em julho do ano passado. Só voltou a treinar em dezembro. A atleta treina pela equipe Apa/Semepp. "É a prova que Prudente não morreu no atletismo e que volta a fazer história", festejou Sena.

 

CHOQUE CULTURAL

Jovem de PP relata experiência de viver na Suécia

Maria Laura Miskulin, 17 anos, conclui em agosto a experiência de morar um ano na Suécia, pelo programa de intercâmbio estudantil do Rotary Internacional. Diz que tem sido uma das melhores experiências de sua vida, apesar das dificuldades iniciais: “Não é fácil chegar num lugar onde você não conhece nada e ninguém. O começo foi muito difícil, cheguei em um lugar totalmente diferente, em uma família que não era minha e em uma cultura diferente da que estava acostumada”.

“Durante esses meses, já conheci muitas pessoas, muitos lugares e fiz muitas coisas que nunca vou esquecer. Agora inverteu. Já penso que deixar o Brasil foi muito mais fácil do que vai ser deixar a Suécia. Tudo que deixei no Brasil sabia que estaria lá me esperando depois de um ano, porém aqui na Suécia não, pois deixarei pessoas e lugares que não sei quando verei novamente. Já sofro só de pensar que em menos de dois meses vou me despedir disso tudo aqui”, desabafa.

Conforme Laura, conquistar amigos do mundo todo, ver neve e esquiar pela primeira vez, viver por dois meses com poucas horas com a luz do sol, provar comidas novas, celebrar feriados como o Natal de maneira diferente, estão entre suas experiências mais marcantes desse período. Viajou para Kiruna (norte da Suécia, quase no Polo Norte) onde viu a Aurora boreal – um fenômeno lindo da natureza, que só pode ser visto na região polar, quando o céu fica tomado de luzes coloridas e brilhantes, geralmente avermelhadas e esverdeadas. Alimentou renas, pescou em um lago congelado e fez várias atividades na neve.

“Vivi um choque cultural durante o ano todo aqui, pois meu dia a dia é bem diferente. Por exemplo,  tenho que tirar o sapato antes de entrar em  casa, meu horário na escola nunca é igual, minhas aulas começam e terminam cada dia em um horário diferente. Aqui, você escolhe que programa quer fazer no colegial, ou seja, aqui você seleciona que matérias você prefere cursar na escola. As casas também são diferentes, aqui moro em uma sem muro, com um grande jardim e a garagem é para guardar coisas e não para colocar carros. Uma das coisas típicas daqui é o famoso FIKA, que é basicamente um intervalo que pode ser a qualquer hora e você vai com amigos ou colegas do trabalho tomar um café ou chá e comer alguma coisa, geralmente doce. Porém, não só aprendi a cultura sueca, mas mostrei a cultura brasileira para amigos e minha família. Tive a oportunidade de ensinar português para minha amiga sueca, cozinhei algumas comidas brasileiras como arroz e feijão, picanha e brigadeiro para várias pessoas aqui”, destacou Maria Laura.

Durante o mês de julho, faz uma viagem de despedida, com outros intercambiários de Rotary, por toda Europa.

 

Temperamento forte

Antes de acolher qualquer direcionamento, muitas crianças questionam, se negam e buscam testar até onde conseguem ir. Coisas da modernidade? Personalidade forte? Muitos pequenos são assim, ainda mais quando estão motivados por informações e recursos tecnológicos desde seu nascimento! Estudos mostram que 30% da conduta humana é determinada pela genética... Porém, a criação e a educação influenciam a personalidade, em sua maioria. O tema é¦ debatido por Leandro Nigre, na coluna Papai Educa de amanhã, publicada no Caderno2 de O Imparcial. Confira também o trabalho do jornalista no blog www.papaieduca.com.br e no www.imparcial.com.br.

Poupa Tempo

A futura Central de Atendimento de Serviços Municipais, idealizada pelo prefeito Nelson Bugalho, será construída no terreno do antigo Hospital São Sebastião, na Rua Marechal Floriano Peixoto, esquina com a Dib Buchalla, na Vila Marcondes. De acordo com o prefeito, o serviço será um importante canal de entrada do cidadão para a Prefeitura, voltada para o atendimento público e a prestação de serviços, como concessão de alvará, pagamento de tributos e autuações municiais, negociações de dívidas, entre outros. Para o prefeito, a área escolhida localizada na Vila Marcondes tem como objetivo proporcionar maior valorização urbana da região, bem como a integração do centro novo, ao centro antigo da cidade.

 

História

O historiador Ronaldo Antonio Barbosa Macedo ministrará o curso “A História de Presidente Prudente”, a partir de agosto, no Museu e Arquivo Histórico Antonio Sandoval Netto. Além das aulas, a programação tem palestras sobre a história da cidade seus fundadores, sua participação na história do Estado de São Paulo e do país, seus símbolos, seu crescimento econômico e formação social. Inscrições podem ser feitas até 21 de julho, no Museu.

 

RAPIDINHAS

Ada Pellegrini Grinover, uma das maiores juristas e processualistas do país morreu ontem, aos 84 anos. Era professora aposentada da USP.

Reiki: terapia de amor através da imposição de mãos.

Vale a pena conferir a deliciosa temporada do Festival do Morango, irresistivelmente gostosa, na Panificadora Formosa.

Companhia de circo Rosa dos Ventos apresenta o espetáculo “Saltimbembe Mambembancos”, hoje às 15h, no Prudenshopping.

Joana Maia vai ganhar um chá de bebê no próximo sábado.

Bangalore é o Vale do Silício na Índia. Está deixando mais indianos milionários. Soube de empresários prudentinos que estão indo até lá.  Atrás de bons negócios.

 

Ponto final: Arrogância gera afastamento. #SejaGentil

Publicidade

Veja também