Jovens caratecas de Pirapozinho disputarão Brasileiro no Ceará

Diogo, categoria júnior, já compete de 28 a 31 de outubro; e Lucas, na categoria kata sub-12, de 8 a 12 de dezembro, no Centro Esportivo da CBK, em Caucaia

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 21/10/2021
Horário 07:30
Foto: Cedida
Lucas foi campeão Paulista, em julho, e ganhou a vaga para o Mundial
Lucas foi campeão Paulista, em julho, e ganhou a vaga para o Mundial

Dois jovens caratecas de Pirapozinho, desde pequeninos na arte marcial, Lucas Soares Pastro, 9 anos, e Diogo Luiz Camilo Braghin, da mesma idade, vão disputar o Campeonato Brasileiro de Karatê, no Centro Esportivo da CBK (Confederação Brasileira de Karatê), em Caucaia (CE).
Devido à pandemia, o Brasileiro foi separado em datas diferentes. Com isso, a categoria sênior foi disputada em setembro e, embora Diogo tenha se classificado conquistando a segunda colocação na categoria kata sênior e primeiro lugar na categoria kata júnior 16/17 anos, pelo alto custo optaram em não ir à competição e focaram na disputa da categoria júnior, agora de 28 a 31 de outubro. “E o Lucas compete de 8 a 12 de dezembro, na categoria kata sub-12”, explica Elton Shiratomi 4° Dan, 37 anos, da Academia Shiratomi, onde os garotos treinam.
De acordo com o mestre, a vaga de ambos foi conquistada no Campeonato Paulista de Karatê, realizado em julho desse ano em São Paulo (SP). Sendo que Lucas foi campeão e conquistou a vaga para o Brasileiro em sua primeira vez numa competição oficial. Diogo é o atual vice-campeão Brasileiro, feito conquistado no ano de 2019 e em 2021 garantiu nova vaga para disputar o Campeonato Brasileiro.
“Os dois são atletas empenhados e que mesmo em período de pandemia, mantiveram os treinos ainda que no formato online. E na busca para estar no mais alto nível no dia da competição, os treinos estão cada vez mais intensos. Por isso, as expectativas são as melhores possíveis”, expõe o sensei.
De acordo com Elton, os garotos fazerem parte desse campeonato, já é importante, pois estar em uma competição oficial no nível de um nacional é a consagração de dedicação por parte deles. “E essa vida de atleta traz consigo a formação de caráter de cada um, de respeito, resiliência, renúncia, superação e os tornam exemplos para os demais alunos que almejam serem atletas”, ressalta o professor. 
O mestre acrescenta que a conquista de um Campeonato Brasileiro pela traz pontos importantes para o ranking nacional e habilita o atleta a competir em seletivas para campeonatos internacionais e até mesmo a se credenciar para o Bolsa Atleta.

Coração generoso

Elton, que é diretor técnico da Regional Shiratomi Karatedo e representante do estilo Shitoryu da 5ª Coordenação Regional da Federação Paulista de Karatê, explica aos seus alunos que é sempre bom lembrar que “como se diz: ‘Quanto mais você será dado, mais vos será cobrado’. Também trabalho com o Projeto Cidadão do Amanhã, realizado pelo Rotary Club de Pirapozinho com aulas de karatê na instituição de acolhimento Minha Casa e na Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais]. É uma grande responsabilidade, que faço com gratidão!”, destaca o sensei, agradecendo o trabalho da reportagem que, segundo ele, é de uma ajuda extraordinária para seus alunos que carecem de patrocínio e essa visibilidade ajuda muito.
Os atletas Diogo e Lucas fazem parte do Team Shiratomi de Karatê de Pirapozinho e conta com o apoio do Laboratório Mastellini, que disponibilizou o exame de Covid-19, que é obrigatório para ingressar no dia do evento, da Prefeitura de Pirapozinho. Diogo ainda tem o apoio da Fuzil Ferramentas e Lucas do Posto Avenida e Borracharia do Marcinho.

SERVIÇO
Academia Shiratomi Dojo
Rua Rui Barbosa, 1.441, Pirapozinho 
Telefone: (18) 99684-2616
Segunda-feira e quarta, das 18h às 21h30
Sábado, das 14h30 às 16h30
Atendemos também Narandiba, Estrela do Norte, Sandovalina, Tarabai e Anhumas

Foto: Cedida

Diogo é o atual vice-campeão Brasileiro

 

Publicidade

Veja também