Jovens da Fundação Casa exploram obras de Tarsila do Amaral 

  Ação, realizada na unidade de Presidente Bernardes, envolveu releituras de trabalhos e uma exposição sobre a vida e o legado da artista para o mundo das artes no Brasil 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 11/12/2022
Horário 08:30
Foto: Cedida
Adolescentes produziram uma série de releituras das principais obras da pintora
Adolescentes produziram uma série de releituras das principais obras da pintora

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de Presidente Bernardes (DRO) e são estudantes do ensino médio, realizaram recentemente uma exposição no centro, abordando a vida, os legados e as obras mais famosas da artista plástica brasileira, Tarsila do Amaral. 
A ação foi realizada pela professora do ensino formal, Milene Suriani, e teve como objetivo levar os adolescentes a preencherem suas lacunas pedagógicas, por meio do estudo da visão de mundo, da arte e do olhar sensível de Tarsila. 
Para isso, os jovens produziram uma série de releituras das principais obras da pintora, bem como criaram espaços interativos, onde os visitantes puderam “participar” do quadro, posando como protagonistas de duas telas: Abaporu e o Vendedor de Frutas.  
A exposição também abordou a história da arte brasileira, suas principais características e movimentos, como o Modernista Brasileiro, do qual Tarsila fez parte.  
Outro ponto destacado pela exposição foi abordar questões como a valorização da cultura brasileira, sua identidade e a representatividade da mulher em um contexto histórico machista, uma vez que a artista rompeu as tradições de seu tempo. 

Cedida

Em espaços interativos, visitantes puderam “participar” do quadro, como protagonista da tela Vendedor de Frutas

Publicidade

Veja também