Jovens devem estar preparados para escrever boas redações

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 18/05/2023
Horário 05:12

Em um tempo em que a boa leitura e, consequentemente, a boa escrita têm sido deixadas de lado, dando espaço para abreviações e frases sem sentido, iniciativas que fomentem práticas tão cruciais para o desenvolvimento do ser humano devem ser enaltecidas.
Como mostrado por O Imparcial, em Presidente Prudente, a Coordenadoria Municipal da Juventude, em parceria com a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), recebe até esta sexta-feira as inscrições para a 3ª edição do concurso de redação "Governa Jovem". A temática deste ano será “Presidente Prudente somos todos nós: O papel da população na construção de uma cidade melhor”. Aos ganhadores, serão pagos prêmios de até R$ 600.
Trata-se de um grande incentivo para os adolescentes, tão atraídos pela leitura fácil das redes sociais. Infelizmente, sabemos que muitas pessoas – não apenas crianças – conseguem ler, mas não têm capacidade para interpretar o que está escrito. Isso, sem dúvida, causa um prejuízo enorme no desenvolvimento intelectual dos chamados analfabetos funcionais, impactando em toda sua vida, sobretudo, na profissional.
Ser capaz de escrever uma boa redação demonstra o poder de raciocínio da pessoa. Reflete seu ponto de vista a respeito do tema abordado, e, claro, como anda sua leitura, sua escrita, sua grafia, seu entendimento sobre os acontecimentos globais. Não é à toa que a redação tem um peso significativa em provas, vestibulares e concursos, pois ela consegue sintetizar todos os aspectos elencados.
Desta forma, que mais concursos como este sejam realizados. Que nossos jovens sejam incentivados a viajar pelo mundo da leitura, o que, certamente, incrementará seu repertório e sua capacidade para escrever boas redações. Essa, com certeza, é a base para uma ótima formação.

Publicidade

Veja também