Jovens que completam 18 anos em 2022: alistem-se!

Prazo para alistamento militar iniciou em 1º de janeiro e segue até 30 de junho; trâmite é feito pela internet

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 15/01/2022
Horário 07:29
Foto: Cedida
Jovens que são recrutados são encaminhados para o TG
Jovens que são recrutados são encaminhados para o TG

 Começou no dia 1º de janeiro e segue até 30 de junho o prazo para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2022 realizarem o alistamento militar. De acordo com Haysmer Astor Belonci, 37 anos, oficial de gabinete da Junta Militar de Presidente Prudente, pela regra, todo o procedimento, já há três anos, é pela internet. Porém, se estiver fora do prazo, de 2003 para trás, por exemplo, é preciso que seja presencialmente. Neste caso, além de ter que pagar uma multa por atraso, no valor de R$ 5,24, é necessário estar munido dos mesmos documentos que online: certidão de nascimento, RG, CPF, comprovante de endereço, telefone e um e-mail pessoal que se tenha acesso, pois a data de retorno será enviada neste endereço eletrônico, diretamente de São Paulo ou Brasília.
Segundo Haysmer, no ano passado, o prazo foi prorrogado por mais 60 dias, até mesmo por conta da pandemia que, na época, pedia toda cautela possível. Esse ano ainda não dá para precisar. Vai depender da necessidade.
“Vale lembrar que depois de efetuar seu alistamento no site é preciso imprimir o Certificado de Alistamento Militar para que tenha em mãos o comprovante de inscrição junto às Forças Armadas. Em média, o número de jovens que se alistam varia entre 1,6 mil, 1,8 mil. Destes, metade é liberada por excesso de contingente e a outra parte vai para o Tiro de Guerra”, expõe Haysmer.
Após o alistamento, por conta da Covid-19 não está tendo juramento da Bandeira, então, os jovens que forem liberados vão até a Junta Militar, pagam o mesmo valor de R$ 5,24, e pronto. Os que restaram são encaminhados para Bauru (SP)), pois aqui não tem mais tenente, onde passam por uma seleção como podem fazer um teste de força, terão tiradas suas medidas, passam pelo médico e por uma entrevista com o 2º tenente Edilson da Silva Coutinho, que representa a Junta de Serviço Militar de Presidente Prudente.
“É como uma entrevista de emprego, em que perguntam o bairro onde mora, com quem mora, renda da família, se tem carro próprio, estuda, o que o pai e a mãe fazem, se tem passagem. Enfim, é algo simples”, expõe Haysmer. 

Não deixe de se alistar

Haysmer destaca que o alistamento militar é obrigatório, e os jovens que deixam de cumprir com esse dever são impedidos de várias coisas importantes e até podem enfrentar problemas mais sérios, como: não podem tirar passaporte, não ingressam em serviços públicos, seja na função de empregado ou associado de alguma instituição/associação oficial, não podem se matricular em estabelecimentos de ensino como faculdades/universidades, não podem ter fechado nenhum contrato municipal, estadual ou federal, assim como de forma alguma podem receber qualquer prêmio ou favor do governo federal, estadual, dos territórios ou municípios. Não podem tirar a carteira profissional, nem diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público, eletivos ou de nomeação. “Enfim, é bom ficar em dia com as obrigações de um cidadão. É tudo bem simples”, frisa Haysmer.

Situações especiais

Para os jovens que têm deficiência aparente é feito na hora um requerimento de dispensa, ou isenção do serviço militar. “Os pais levam o documento para o médico que atesta a incapacidade do jovem, bem como a CID [Classificação Internacional de Doenças], e logo ele já é liberado”, expõe Haysmer.
Para os jovens pais de família é recomendável também que se dirijam até a Junta com sua carteira de trabalho, certidão de nascimento do(s) filho(s), certidão de casamento, todo documento que possa comprovar que o mesmo é o arrimo da família.

SERVIÇO
O site para fazer a inscrição do alistamento militar é: alistamento.eb.mil.br. Lembrando que tanto pela internet quanto presencialmente os documentos são os mesmos: certidão de nascimento, RG, CPF, comprovante de endereço, telefone e um e-mail pessoal que se tenha acesso.

Publicidade

Veja também