Juliana Scorza na Naïf de Piracicaba

SINOMAR CALMONA

Artista plástica prudentina participa da Bienal Naïfs do Brasil

COLUNA - Sinomar

Data 16/02/2021
Horário 04:45
Ela é uma das artistas selecionadas para mostra no Sesc Piracicaba
Ela é uma das artistas selecionadas para mostra no Sesc Piracicaba

Juliana Scorza, de Presidente Prudente, é uma das artistas selecionadas na 15ª Bienal Naïfs do Brasil, em cartaz até julho de 2021 no Sesc de Piracicaba, com suas obras "Ágora", esculturas de madeiras e recicláveis, e "Ciranda de Nossa Senhora”, pintura em algodão. Realizada pelo Sesc São Paulo em Piracicaba desde o início da década de 1990, a Bienal Naïfs é um convite para o público refletir sobre os fazeres populares inventados por artistas. Nesta 15ª edição, a partir do título “Ideias para adiar o fim da arte”, a mostra traz discussões sobre temas como meio ambiente; o feminino como força social, como divindade e como figura do sagrado; as violências estruturais históricas; os espaços de coletividade e sociabilidade em ritos, festas e cerimônias; e o debate sobre objetualidade e utilidade. Amanhã, a artista Juliana Scorza abre uma exposição no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, “Retrospectiva de uma trajetória Naïf”.

Bom dia


"Nada a temer senão o correr da luta
 Nada a fazer senão esquecer o medo
 Abrir o peito a força, numa procura
 Fugir às armadilhas da mata escura".
 < Milton Nascimento >

Recuperação

A venceslauense Elaine Mickely usou as redes sociais para falar sobre o marido, o apresentador Cesar Filho, que está se recuperando da Covid-19. "Tivemos dias críticos no começo. César passou por uma fase muito difícil, teve uns três ou quatro dias com dores fortes e intensas no corpo, com mal-estar e indisposição muito forte. Depois, ele deu uma melhorada", disse ela. Após revelar que testou positivo para a Covid-19, o apresentador passou a receber diversas mensagens carinhosas, desejando uma boa recuperação, e ficou bastante feliz com a corrente positiva. No Instagram, ele postou uma foto com a esposa que também foi diagnosticada com o vírus, e atualizou o estado de saúde deles. "Muito obrigado a todos pelas mensagens de carinho e orações. Estou me recuperando bem. Os primeiros dias foram os mais difíceis. Estou melhorando. Um dia de cada vez. Elaine está completamente assintomática, graças a Deus", revelou ele.

Patrimônio histórico

Já tem 500 assinaturas a campanha online contra mudança do nome do Parque Estadual Morro do Diabo, que situa-se no município de Teodoro Sampaio. Não se sabe ao certo as origens do nome. Há algumas lendas, como a de que a região abrigaria um cemitério indígena e de que homens brancos foram assassinados pelos índios da região na época do Brasil Colônia como vingança por atrocidades cometidas pelos bandeirantes. A fauna do parque é uma das mais bem conservadas do interior paulista encontrando-se ali espécies quase extintas, como a anta, onça-pintada, a onça-parda, o caititu. O mico-leão-preto é a espécie mais característica do parque, sendo um dos primatas mais ameaçados do mundo. “O nome do lugar faz parte da história do município de Teodoro Sampaio, onde passam histórias por várias gerações. Essa beleza natural presente em nossa região não necessita de mudança de nome e sim de apoio e incentivo à preservação do local”, dizem os autores do abaixo assinado.

Publicidade

Veja também