Laboratório Exame traz especialista para abordar sobre "A Era da Alergia Molecular"

SINOMAR CALMONA

A médica paulistana alergista e imunologista, Dra. Ana Paula Castro

COLUNA - Sinomar

Data 28/09/2023
Horário 05:15
Foto: Francinara Nepomuceno

Completando 29 anos de atuação em Presidente Prudente, o Laboratório Exame promoveu na terça-feira, o 2º Encontro com Especialistas, no Centro Cultural Matarazzo. Em parceria com o Lab Rede e a Thermo Fisher Scientific, o evento abordou o tema "A Era da Alergia Molecular" e contou com a palestra da renomada médica alergista e imunologista, Dra. Ana Paula Beltran Moschione Castro, de São Paulo. Na oportunidade, compareceram médicos pediatras, pneumologistas, alergistas e dermatologistas.
 
Segundo Luiz Ernesto Paschoalin, biomédico e diretor do Laboratório Exame, o primeiro encontro ocorreu em novembro do ano passado, o qual se discutiu-se sobre onco-hematologia. Agora, o evento se concentrou em biologia molecular e alergias. Paschoalin ressaltou que o laboratório de análises clínicas e patologias clínicas abrange uma ampla gama de especialidades médicas, e por isso convidam médicos especializados para atualizar sobre tais temas. “O nosso objetivo é realizar um terceiro encontro ainda neste ano”, comunicou.
  
Em sua apresentação, Dra. Ana Paula Castro ressaltou a importância da aplicação do método padrão-ouro para a realização de exames, o que resulta em diagnósticos mais precisos e conclusivos. Ela enfatizou que até 40% da população pode sofrer de alguma forma de alergia, sublinhando a necessidade de compreender as causas subjacentes para desenvolver estratégias direcionadas.
 
A especialista também discorreu sobre alérgenos que, em anos anteriores, não eram considerados relevantes no Brasil, como a alergia ao amendoim, que era bastante comum apenas na América do Norte. “Temos uma rica biodiversidade em nosso país e a importância de explorar alérgenos pode ter um impacto significativo no contexto brasileiro”, pontuou. (Com Francinara Nepomuceno)


Daniela Primolan e Dr. Luiz Ernesto Paschoalin


Dr. Ênio Rodrigues Maia Filho, pneumologista e cirurgião torácico

I
Gláucia Alves de Oliveira (técnica de laboratório), Lauren Vila Naldi (biomédica) e Ana Clara Donha (técnica de enfermagem)


A médica alergista e imunologista, Dra. Ana Paula Castro, e Dr. Luiz Ernesto Paschoalin, biomédico e diretor do Laboratório Exame


Érica Santafosta, rep. dos Sindicatos dos Hospitais, Clínica e Laboratório


Ana Carolina (biomédica), Marcela Oliveira (auxiliar de coleta) e Denise Gonçalves (recepção do Laboratório Exame)


Equipe técnica do Laboratório Exame de Presidente Prudente

 
Dr. Oswaldo Silvestrini Tiezzi, ginecologista obstetra


Dr. José Luiz Parizi (professor universitário de Medicina da Unoeste) e Dr. Ênio Rodrigues Maia Filho (pneumologista e cirurgião torácico)

Publicidade

Veja também