Lado a lado

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 29/11/2023
Horário 04:14

Como tem sido comum a vida política de marcha, como ato de seguir em frente, e de contramarchas, como ato contrário do que se fazia, uma cena local chamou a atenção: Ed Thomas e Milton Carlos de Mello “Tupã” sentados lado a lado. 

ATUAL E EX
Fato que ocorreu na manhã de ontem, na inauguração da estátua da Dona Ana (1930-2022) em frente ao acesso principal da Unoeste, no campus I. Lá estava o atual prefeito Ed (sem partido) e o ex-prefeito Tupã (PSD).

O VAI E VEM
Eles já disputaram eleição para prefeito; já fecharam acordo de apoio político; e tudo indica que disputarão a eleição do ano que vem. Enquanto estavam lado a lado, outro possível candidato estava perto: Paulo Lima (PSD), que deve mudar de partido.

POSSÍVEL VICE
No mesmo evento público estava o médico Dr. Gabriel Carapeba, neto de Dona Ana e Agripino Lima (1931-2018), que se desponta como possível candidato a vice-prefeito e que pode estar sendo disputado por Ed e Tupã.

POUCA DIFERENÇA
Nas eleições de 2008, Tupã obteve 52.691 votos (46,64%) pelo PTB e Ed 49.020 (43,39%) pelo PSB. Foram 3.671 votos de diferença. Os outros candidatos foram Adriana Rodrigues (PV) e João Cláudio da Silva “Dodô” (PRTB).

APOIO POLÍTICO
Ao final do 1º biênio do mandato de Tupã foi fechado acordo de apoio político com o então deputado estadual Ed Thomas, que tinha três vereadores eleitos pelo PSB e mais um da coligação com o DEM. 

NA CÂMARA
Os eleitos pelo PSB foram Bernardete Querubim, a mais votada com 7.400 votos; Chicão da Maçã do Amor, o segundo mais votado com 6.252 votos; e Oswaldo Bosquet, com 1.675. Na coligação, pelo DEM, o eleito foi Cidão Mendonça (1973-2022).

NO 1º ESCALÃO
Migraram do escritório político do PSB para a Prefeitura o suplente de vereador Aristeu Penalva, que assumiu o cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento; e o assessor Nilton Paulo, que ocupou o cargo de assessor especial junto ao Gabinete.

FIEL DA BALANÇA
Na votação do projeto de reestruturação de cargos em comissão na Prefeitura de Prudente, na sessão ordinária desta semana, há indícios de que o vereador Demerson da Saúde (PSB) se posicionou como fiel da balança. São 61 cargos.

VOTOS DECISIVOS
Eram necessários 9 votos para aprovação e o voto do Demerson, que é o primeiro por ordem alfabética, pode ter puxado o do Dr. Enio Perrone (União); já que ambos fazem parte do G-5, o grupo de cinco vereadores não alinhados com a situação.

ABAIXO-ASSINADO
Circula mensagem em Prudente e região com o manifesto Dino Não! É contra a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao STF (Supremo Tribunal Federal). O documento eletrônico apresenta abaixo-assinado para os senadores reprovarem.

MAIOR AMEAÇA
O manifesto diz que aliança entre políticos e o Supremo Tribunal Federal é a maior ameaça à democracia brasileira e defende uma Suprema Corte justa e imparcial, que siga a Constituição e inspire confiança nos brasileiros.

Publicidade

Veja também