Em pronunciamento público, o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep), abriu o coração para falar de um amigo leal e o que contou remete ao ostracismo, nome dado à punição de políticos na Grécia, cinco séculos antes de Cristo.
POUCOS POR PERTO
Pela lei do ostracismo, uma das perdas era ficar sem mandato. E sem mandato não há poder. E sem poder ocorre o esquecimento. Tupã disse que nos últimos oito anos fora da Prefeitura, pouca gente ficou por perto.
ERGUER A CABEÇA
Contou isso para dizer que Mateus Godoi nunca o abandonou, quando “não era mais nada, mas ele era meu irmão”. Disse ainda, sobre o período em que esteve fora da política, ter sido a pessoa que mais lhe ajudou, “quando eu estava de cabeça baixa”.
SERVE PARA REFLETIR
A fala séria e aguda, que serve de reflexão para a vida e principalmente a vida política, foi na entrega, pela Câmara Municipal, do título de comendador para Mateus, o filho de dona Luciana Martins Godoi e atual presidente da Prudenco.
GUARACI E PRUDENTE
Na mesma sessão, sexta-feira (3) à noite, foi entregue o título de Cidadão Prudentino ao secretário municipal de Finanças, Cadmo Garcia, o moço de Guaraci, que tem Fernandópolis como referência e de onde saiu aos 18 anos para estudar em Prudente.
BOM DE CONCURSO
Formado em Ciências Contáveis e Administração, pós-graduado em Recursos Humanos e Finanças, o novo cidadão de Prudente atuou por 37 anos, de 1987 a 2024, como servidor público municipal, concursado por duas vezes.
DIFERENTES CARGOS
Primeiro foi para o Departamento de Contabilidade, como escriturário. Depois, como contador. Pela competência exerceu diferentes cargos, incluindo o secretário municipal de Finanças para o qual foi convidado a voltar a ocupar, após a sua aposentadoria.
CONTAS SANEADAS
Em sua fala sobre Cadmo, o prefeito Tupã teceu rasgados elogios com destaque à competência do amigo homenageado, citando como exemplo o atual saneamento das contas públicas, zerando as contas atrasadas: cerca de R$ 40 milhões.
BEM DE TODOS
O prefeito falou em 37 anos de história bonita, de trabalho, dedicação e cuidado com o setor de finanças, como se fosse a sua casa, pensando em todos os prudentinos. “Não vejo como meu funcionário; vejo como meu amigo”, afirmou o prefeito.
CIDADE E DESAFIO
Em síntese, o duplo enaltecimento teve a competência como palavra-chave, para dizer que com Mateus Godoi no comando da Prudenco a cidade é outra (limpa) e com o Cadmo pilotando a economia em 9 meses foi vencido o desafio de por em ordem.
TRABALHO EM EQUIPE
Tanto Mateus quanto Cadmo, em seus pronunciamentos, creditaram o que fazem ao trabalho em equipe, inclusive citando nomes de agora e do passado, tais como Marcos Rotta, José Laury Miskulin e Deodato Mário Ramos, dentre outros.
FELIZ INICIATIVA
As homenagens foram por iniciativa do vereador Babu da Cohab (PP), elogiado em todos os pronunciamentos por ter sido assertivo. Elogios extensivos aos demais vereadores que aprovaram as concessões das honrarias.
EDIS PRESENTES
Além da Babu, estiveram presentes o presidente William (PP) e os vereadores Douglas (PSD), Demerson (Rep), Sara (União), Bozo (Rep), Edgar (União), Dr. Enio (PSD), Guilherme (Rep), Izaque (PL) e Edu (PP). Também esteve presente o deputado Mauro Bragato (PSDB).
O CENTENÁRIO
Se estivesse entre nós, o deputado federal Antônio Zacharias (1925-2005) completaria no dia 7 de outubro (terça-feira próxima) 100 anos de idade. Ele foi embora antes do combinado, aos 79 anos, em acidente aéreo ocorrido em 23 de junho de 2005.
TRÍPLICE LEGADO
Deputado pelo MDB, eleito em 1978, quando havia o bipartidarismo que foi extinto em 20 de dezembro no ano seguinte. Tomou posse em 1º de fevereiro de 1979 para o mandato de quatro anos. Deixou o legado como político, empresário e rotariano.
NOME DE ESCOLA
É nome de unidade educacional da rede municipal de ensino: Escola Municipal Rotariano Antônio Zacharias, no Jardim Monte Alto. Dentre os seus projetos teve o de autorização ao governo para instituir o sistema penitenciário agrícola.
MATRIARCA DO CLÃ
A história da família Zacharias está registrada no livro A Matriarca do Clã – Mathilde Zacharias, de autoria do jornalista Leopoldo Alfaya Oberst (1927-2016), pai do jornalista Kanitar Oberst, editor do Diário de Prudente.
SENADO FEDERAL
Prudente teve participação na Jornada Educacional, a ILB 2025 – sigla de Instituto Legislativo Brasileiro e que mantém a escola de governo do Senado Federal, realizada remotamente de 29 de setembro a 3 de outubro.
FERRAMENTA DE PONTA
Participação de honra na 1ª de quatro mesas-redondas, através da pesquisadora vinculada à Unoeste, Dra. Danielle do Nascimento dos Santos, que apresentou a Be Active; plataforma educativa que reúne várias metodologias ativas.
EDUCAÇÃO E PESQUISA
Plataforma idealizada pelo pró-reitor de pesquisa, extensão e pós-graduação Dr. Adilson Eduardo Guelfi e desenvolvida na Unoeste em programa de formação continuada de professores, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação.
ESCOLAS LEGISLATIVAS
Formações conduzidas pela Dra. Danielle e Dr. Sidinei Souza Oliveira. O evento do ILB esteve voltado para escolas legislativas: a do próprio Senado, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, como é o caso de Prudente.
Homéro Ferreira
Título de Cidadão Prudentino entregue pelo vereador Babu, ao lado do vereador Bozo, a Cadmo Garcia com a esposa Karina e os filhos Dudinha, Leonardo e Rafaela
Homéro Ferreira
Entrega do título de comendador ao presidente da Prudenco, Mateus Godoi - acompanhado da esposa Rosângela - feita pelo vereador Babu e a seu lado vereador Bozo
Marcos Sanches
Subsecretária municipal de Finanças de Prudente, Cidinha Trugillo, tem seu trabalho reconhecido oficialmente pela Câmara de Vereadores, na condição de 40 anos de bons serviços prestados como servidora pública municipal. Na segunda-feira (29) recebeu Cartão de Prata ao lado de seu marido Carlos Trujillo, entregue pelo autor da homenagem, vereador Guilherme Alencar
Homéro Ferreira
Na visita do ex-ministro e deputado Zé Dirceu, na quinta-feira (12), e em reunião na hora do almoço no clube de campo do Sindicato dos Bancários, a composição de mesa com Adelino Ferreira, Diolinda Alves (assessora da deputada Sâmia Bomfim, do PSOL), o visitante, Sônia Auxiliadora (presidente do PT em Prudente) e Zélito Luz da Silva (coordenador do MST)
Cedida
Durante a visita de Zé Dirceu, reencontro com filiado número 1 do PT em Prudente, o professor José Caetano da Silva, que por dois mandatos ocupou uma cadeira legislativa na Câmara Municipal; dentre os presentes na reunião com o visitante estiveram os ex-vereadores pelo PT, Sérgio Canholi (filiado número 2) e Marcos Vinha, que também foi vice-prefeito