Laerte Silva é homenageado em encontro da imprensa brasileira

Evento realizado em Tupã reconhece os seus 55 anos de atuação e promove a aproximação de profissionais da Nova Alta Paulista, Alta Sorocabana e de várias regiões do Brasil

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 14/11/2022
Horário 15:11
Foto: Patrícia Motta
Laerte Silva: homenagem pela carreira de 55 anos
Laerte Silva: homenagem pela carreira de 55 anos

Os mais de 55 anos de carreira no rádio e todo esse tempo na Rádio Comercial de Presidente Prudente, além da atuação em jornal e televisão, fizeram com que Laerte Silva fosse um dos nove escolhidos para ser homenageado no 5º Encontro dos Amigos do Rádio, TV e Imprensa Brasileira. Evento realizado no último final de semana na cidade de Tupã (SP). As homenagens ocorreram na noite de sábado (12), no Recanto dos Bicalhos.
Dentre os homenageados estiveram profissionais de expressão nacional, como Sérgio Cunha, que foi locutor, narrador de futebol e luta livre, produtor e ator nas grandes emissoras de rádio e televisão de São Paulo; Cledi Oliveira, narrador na ESPN; Luiz Carlos Bordoni, radicado em Goiás; e Mário Motta, que se aposentou após 50 anos de carreira, na qual teve o privilégio de fazer parte do rodízio de apresentadores de telejornais regionais na apresentação do Jornal Nacional, em 2019.
Nas homenagens organizadas pelo jornalista Davi Mendes, cada homenageado foi anunciado por um padrinho: Isaque Ferreira, por Gabi Fonseca; Sérgio Cunha, por Davi Mendes; Valdecir Luis, por Manoel Rosa; Ademar Pinheiro Sanches, por Vagner Menezes; Mário Motta, por Caio Aoqui; Mauro Avance, por Roberto Kawasaki; Laerte Silva, por Homéro Ferreira; Luiz Carlos Bordoni, por Correia Neto; e Cledi Oliveira, por Daércio Neto.

Relações Prudente e Tupã

Na apresentação do perfil de Laerte Silva houve as citações de suas atuações como radialista, jornalista, professor, investigador de polícia, vereador, ator de teatro amador, cantor de coral e música sertaneja raiz e interprete de samba de enredo. Casado com a pianista e professora de piano, Doroti Luizari, pais do cineasta Felipe Luizari, atualmente em São Paulo produzindo filmes publicitários, e da bailarina Juliana Luizari, da Companhia de Dança Carlota Portella, no Rio de Janeiro.
Natural de Santo Anastácio, Laerte tem no seu histórico a infância em Prudente como catador de reciclados e auxiliar de sapateiro. Na comunicação fez serviços gerais das oficinas do jornal O Imparcial, onde depois ocupou outras funções; e, além da Rádio Comercial, marcou época com programas policiais da TV Cabo e na TV Bandeirantes canal 10, atualmente chamada de TV Band Paulista e que em seus 40 anos tem alcance em praticamente a metade do Estado de São Paulo, com sinal em mais de 300 municípios das regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Marília, Bauru e São José do Rio Preto.
Dentre as suas seis formações de ensino superior, por coincidência, a primeira foi em Tupã, na primeira turma de educação física. Por coincidência maior ainda, Mário Motta era da mesma turma. E não para por aí: quem levou Laerte Silva para a Rádio Comercial foi o tupãense Himer Marcorini Lombardi (1946-1994), que começou sua carreira em Tupi Paulista; em Prudente foi Himer Lombardi e em Curitiba (PR) foi Lombardi
Junior, narrador esportivo de renome nacional e que teve no seu histórico coberturas de Copa do Mundo.
São várias as relações de Tupã com Presidente Prudente e parte delas foi exposta pelo “padrinho” de Laerte Silva, que tem no seu histórico escolar o primeiro ano do ensino primário no 2º Grupo Escolar de Tupã, atual Escola Estadual Helena Pavanelli Porto. O comendador José Lemes Soares (1912-1990), fundador da empresa Andorinha, foi vereador e prefeito de Tupã duas vezes e seu filho Walter Lemes Soares, natural de Pompeia, foi prefeito de Prudente. Em Prudente, o tupãense Milton Carlos de Mello, mais conhecido como Tupã, foi prefeito duas vezes.

Aproximação profissional

A estruturação da Fundação Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antônio Sandoval Netto”, de Presidente Prudente, ocorreu no final dos anos e tinha à frente a Dra. Maria de Lourdes Ferreira Lins, professora da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que foi buscar em Tupã o modelo de gestão do Museu Histórico Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã. Outra correlação entre as duas cidades foram as disputas no campo esportivo por vários anos, entre o Corintians (assim mesmo sem th) de Prudente e o Tupã Futebol Clube. Agora, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) está implantando um polo de Ensino a Distância em Tupã. 
Pelo segundo ano consecutivo, o Encontro presta homenagem a profissional de Prudente. No ano passado, o homenageado foi o comunicador Ed Thomas, atual prefeito da cidade. Dentre os idealizadores e organizadores do evento e das homenagens, Davi Mendes tem buscado aproximar os profissionais de comunicação das duas cidades, respectivamente as regiões da Nova Alta Paulista e Alta Sorocabana, juntamente com os amigos de várias regiões do Brasil. O evento deste ano foi apresentado por Flávio Máximo.
Em nome da equipe da Rádio Comercial, a jornalista Neusa Matos, natural de Osvaldo Cruz e que começou a carreira em Adamantina, foi prestigiar a homenagem a Laerte Silva e anunciada na cerimônia como a Hebe Camargo de Prudente. Estiveram presentes os narradores esportivos de renomadas carreiras, Osmar Santos que teve a maior parte da carreira na Rádio Globo; e Antonio Edson que, entre outras emissoras, atuou na Globo, na Bandeirantes e na Transamérica.

Fotos: Patrícia Motta


Laerte Silva ao falar durante a homenagem em Tupã


Prefeito de Tupã, Caio Aoqui; Mário Motta, Neusa Matos e Laerte Silva

Publicidade

Veja também