Lar Santa Filomena comemora aniversário de 55 anos em Prudente

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 27/11/2015
Horário 08:19
 

Acolhimento social, desenvolvimento de atividades disciplinares e proteção especial. É assim que a Sociedade Civil Beneficente Lar Santa Filomena, de Presidente Prudente, comemora junto aos seus 219 atendidos o aniversário de 55 anos. Celebrado no dia 10 de novembro, a data representa para a equipe de funcionários, composta por 47 profissionais, um marco de "vitória", tendo como base o objetivo principal da entidade, que é o desenvolvimento de proteção especial e o acolhimento institucional, assim como a convivência e fortalecimento de vínculos de crianças e jovens de 0a 18 anos.

A psicóloga do projeto CAE (Conhecimento Além da Escola), Lidiane Pereira Viana, explica que, atualmente, dois serviços são prestados na entidade, divididos no acolhimento de 34 crianças e jovens de 0 a 18 anos – que moram na instituição -, e o projeto social que assiste 185 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade.

Na unidade, localizada na Rua Sargento Firmino Leão, no bairro Vila Marcondes, atividades como artes, teatro, informática e atividades físicas, proporcionam aos matriculados um ambiente que, segundo a psicóloga, constitui um espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades da faixa etária.

Com ações totalmente gratuitas, a instituição ainda trabalha com oficinas de informática, ética, meio ambiente, assim como aulas de judô, muay thai, inglês e música. "Para participar do projeto social é necessário estar dentro da faixa etária e estar em situação de vulnerabilidade ou risco social", esclarece Lidiane.

 

Investimento

Segundo a psicóloga, o mantimento da unidade se deve aos recursos dos convênios federal, estadual e municipal. Porém, ressalta que "muitas vezes, estes não são suficientes", sendo necessário assim, eventos como vendas de pizzas, bazar e festas, além da ajuda mensal dos amigos do lar por meio de carnês, doações de empresas e cidadãos.

 

Instituição

A entidade foi fundada em 10 de novembro de 1960 e idealizada pelo então prefeito Florivaldo Leal. Na ocasião, as irmãs da Congregação Franciscana do Sagrado Coração de Jesus iniciaram os cuidados com 30 meninas. A instituição passou então a ser conhecida na cidade como o Lar das Meninas, título que até hoje ainda é recordado. Após a vigência do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em 1990, o atendimento passou por mudanças, diretorias com representantes da comunidade assumiram a entidade, que passou por adequações do espaço físico e  permitiu à entidade chegar ao ano 2000 atendendo meninas e meninos, tanto nas casas-lares quanto nos projetos sociais.

 

SERVIÇO


SOLIDARIEDADE


Empresas e interessados que quiserem contribuir com o Lar Santa Filomena devem entrar em contato pelo telefone 3223-4786, ou adquirir o carnê do Amigos do Lar na secretaria da entidade. As doações também podem ser realizadas pela conta no Banco do Brasil (agência 00973, conta-corrente 5739/8).
Publicidade

Veja também