Laudério Botigelli deixa legado de grandes realizações

Amigos e admiradores destacam o empreendedorismo e as realizações não só em seus negócios, como contribuições a hospitais e obras sociais

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/06/2023
Horário 19:40
Foto: Cedida
Laudério Botigelli é considerado exemplo de pessoa simples e solidária
Laudério Botigelli é considerado exemplo de pessoa simples e solidária

Presidente Prudente perde uma das figuras mais queridas de sua história: o empresário Laudério Leonardo Botigelli, que faleceu domingo, aos 93 anos. Ele foi sepultado na manhã desta segunda-feira no jazigo da família Botigelli, onde já estava o corpo da sua esposa Tilda Botigelli, no Cemitério Municipal São João Batista. O féretro foi acompanhado por familiares e centenas de amigos e admiradores.
Laudério Leonardo Botigelli era um representante comercial no norte do Paraná, quando decidiu vir para Presidente Prudente investir no setor industrial. Há 60 anos adquiriu os equipamentos e a produção do Pastifício Peretti e fundou as Indústrias Alimentícias Liane. A empresa cresceu muito nos últimos 60 anos, diversificou sua produção, distribuída em praticamente todo território nacional, empregando mais de mil trabalhadores.
Empreendedor, considerado um líder visionário, atuou fortemente na construção civil, erguendo edifícios que ajudaram a modificar a paisagem da cidade, inaugurou lojas de materiais de construção, a concessionária Volkswagen (Liane Veículos) e ainda se dedicou incansavelmente a diversas obras sociais. Foi diretor de patrimônio tanto da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) como do Tênis Clube . Doou a construção de inúmeras dependências da Santa Casa de Presidente Prudente.
"Deixa um legado inestimável e uma história de amor a Prudente. Que Deus possa consolar o coração de todo os familiares e amigos", declarou o prefeito Ed Thomas (sem partido).  
Padre Antonio Sérgio Girotti manifestou sua grande gratidão a Laudério Botigelli, que durante a época em que foi pároco na Igreja Maristela, teve o grande apoio do empresário nas obras da Aprev (Associação Prudente Recuperando Vidas), aquisição de terrenos, construção de casas e sua manutenção. “Quantas vidas foram salvas nessas obras, graças a Laudério Botigeli”.
O agrônomo João Menezes considera Laudério “um dos grandes nomes da história de Presidente Prudente, gerou empregos e ajudou muitas entidades, deixando um legado e exemplo a ser seguido”.
José Carlos Cavalcante, diretor regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), disse que “Presidente Prudente e região perderam um grande empreendedor, visionário e realizador. Que Deus na sua infinita bondade o acolha em seu reino sagrado e traga conforto neste momento de perda para os familiares e amigos”.
“Foi um gigante!”, exclamou Roberto Lotfi Junior , que foi médico do trabalho nas indústrias Liane, de 2003 a 2018: “Orgulho de ter trabalhado com eles! Todo meu carinho e abraços afetuosos a todos seus filhos, netos e bisnetos! Luto total em nossa cidade!”.

“FOI UMA PESSOA EXEMPLAR, SEMPRE AFÁVEL, CARINHOSO E PREOCUPADO COM OS AMIGOS”

Carlos Eduardo Andrade Bezerra, também médico, lembrou que trabalhou no grupo Liane por 10 anos e sempre admirou muito Laudério Botigelli: “Um homem bom e justo!”.
Francisco Silva disse que aprendeu a admirar Laudério Botigelli desde que o conheceu, há mais de 50 anos: “Foi uma pessoa exemplar, sempre afável, carinhoso e preocupado com seus amigos. Sempre cuidou de todos nós como se seus filhos fôssemos. Que Deus o receba com tudo que ele merece!
A psicanalista Maria Angelica Bongiovani  lamentou uma perda tão representativa para Presidente Prudente: “Um exemplo de cidadania, caráter, senso humanitário, cuidado com toda sua família, além de ser um grande empresário”.
Para José Carlos Toledo, “Presidente Prudente perde um grande cidadão, um grande empresário e colaborador das obras filantrópicas. Vai com Deus, Laudério!”.
O amigo Benedito Esteves relatou que Laudério era um “empresário de muita visão, empreendedor de sucesso, mas exemplo de pessoa simples e muito solidária”. 
Marcia Braga Costa expressou a gratidão do Movimento Mariana Braga: “Nosso eterno agradecimento por ter ajudado a tornar realidade o sonho da construção das duas comunidades terapêuticas, masculina e feminina da Aprev e comunidade da Maristela. Descanse em paz”.
Raul Audi Junior, presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), declarou: “Presidente Prudente perde hoje um de seus mais atuantes cidadãos. A Associação Comercial e Empresarial lamenta o falecimento do exemplar Laudério Botigelli, um verdadeiro construtor empresarial, com contribuição inegável para o desenvolvimento do município. Neste momento de dor e consternação, nos solidarizamos com a sua família e amigos e pedimos a Deus que os ajude a atravessar o luto com serenidade”.

Cedida


Laudério Leonardo Botigelli deixa legado significativo para Presidente Prudente e região

Leia mais:

Empresário Laudério Botigelli, das Indústrias Liane, falece aos 93 anos

Publicidade

Veja também