Legislativo aprova CEIs sobre esportes e transporte público

Câmara vai apurar denúncias considerando todos os apontamentos apresentados pelos respectivos reclamantes, usuários de coletivo urbano e a APA

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/05/2022
Horário 20:01
Foto: Arquivo
Atualmente, transporte coletivo é operado com contrato emergencial pela SOU 
Atualmente, transporte coletivo é operado com contrato emergencial pela SOU 

A Câmara de Vereadores da 18ª Legislatura de Presidente Prudente aprovou, em sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira, a criação de duas CEIs (Comissões Especiais de Investigação). Uma delas sendo presidida por Willian César Leite (MDB), Nathália Gonzaga da Santa Cruz (relatora, PSDB) e João Barbosa Ferreira (membro, DEM) tem como objetivo apurar a denúncia protocolada pela APA (Associação Prudentina de Atletismo), que aponta o suposto uso da estrutura pública da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes) para empresa e fins particulares. 
E a outra, para investigar a real situação do transporte coletivo urbano municipal, devido às “inúmeras reclamações dos usuários”, que tem como presidente Miriam Brandão (Patriota), Ivan Itamar da Silva (relator, PSB) e Wellington de Souza Neves (membro, MDB), cujo relatório será apresentado em Plenário no prazo de 90, a contar da aprovação, para que sejam realizadas diligências, oitivas das testemunhas, bem como a empresa envolvida.
No que diz respeito à APA, o Legislativo considerou todos os apontamentos apresentados por seu presidente Cremilson Julião Rodrigues, o Montanha, que inclusive é um dos treinadores da equipe de atletismo da cidade.
Conforme o documento, no início de 2021, a associação foi “pega de surpresa” ao ver que outros atletas, com a permissão da Semepp, estavam ocupando um apartamento que era locado pela APA. Depois descobriu-se que a pasta tinha como intuito ajudar um ex-treinador, que estaria com um projeto para montar uma equipe de atletismo de revezamento. Modalidade esta que já conta com uma equipe que representa a cidade. 
Em nota, a Prefeitura de Presidente Prudente informa que está à disposição dos parlamentares para prestar todos os esclarecimentos a respeito dos trabalhos da Secretaria Municipal de Esportes.

Reclamações gerais

Conforme o Legislativo, levando em conta que é dever/poder da casa a fiscalização dos contratos e serviços públicos que o Executivo presta ao cidadão, a outra CEI foi formada após os vereadores receberem, por meio das redes sociais, aplicativos de mensagens, com textos, áudios e vídeos de diversas situações, inúmeras reclamações, em geral, da população sobre o transporte coletivo urbano, que atualmente é operado pela empresa Santa Cecília Turismo Ltda (Sancetur), que atua com o nome fantasia de SOU (Sistema de Ônibus Urbano) de Presidente Prudente.
Por meio de nota, a SOU Presidente Prudente informa que nestes meses de operação na cidade tem cumprido todas as solicitações da administração municipal, com quem mantém o contrato emergencial, visando o melhor atendimento à população. “Situações pontuais que são enviadas aos nossos canais oficiais, com dados, são apuradas e sanadas. A população pode nos procurar pelo Facebook e Instagram da SOU Presidente Prudente, sempre informando a linha, horário e prefixo do veículo”.

Já a Prefeitura, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), informa que sempre que há solicitação formal de reparos em coberturas dos pontos de ônibus, as equipes da pasta vão ao local e retiram a estrutura para manutenção. “Neste caso, não há registro na secretaria de solicitação de reparos em relação à cobertura, no entanto, a pasta já está se mobilizando para ir ao endereço e fazer o recolhimento da estrutura”.

Publicidade

Veja também